CBN na FA7: Tecnologia melhora desempenho profissional de estudante com deficiência visual

O tema foi discutido durante o terceiro bloco do programa “Revista O Povo CBN”, gravado na FA7

Carlos Viana, aluno do quarto semestre de Jornalismo, fala da sua experiência com as novas tecnologias (Foto: Sarah Veloso)

O aluno do quarto semestre de Jornalismo da Faculdade Cearense (FAC), Carlos Viana, foi o convidado do programa “Revista O Povo CBN”, gravado na manhã desta quinta-feira, 25, no auditório da Faculdade 7 de Setembro. Ele é deficiente visual e conta com a ajuda da tecnologia para realizar trabalhos acadêmicos no computador.

“A tecnologia tornou as coisas acessíveis para todos, mas para os deficientes tornou as coisas possíveis”, ressaltou, acrescentando que os recursos tecnológicos auxiliam em sua rotina. “No meu computador tenho um programa que, ao digitar, as palavras são pronunciadas. Isso ajuda bastante no meu dia a dia”, declarou. Desde criança, Carlos tinha atração pelo Jornalismo, em especial o Radiojornalismo. “Quando era aluno do Instituto dos Cegos havia uma rádio interna. Foi quando comecei a me apaixonar pelo veículo”, disse o convidado entusiasmado.

Carlos participa de uma coluna semanal, às quartas-feiras, no programa do jornalista Ruy Lima, veiculado pela mesma emissora. Lá, ele comenta as notícias sobre os problemas recorrentes da cidade para os usuários com deficiência. “Vinte e quatro por cento da população brasileira é composta por deficientes e mesmo assim, somos esquecidos pelos órgãos públicos. Sem falar que estamos em ano de eleições e até agora não ouvi nenhuma campanha voltada para a melhoria de vida dos deficientes”, reclama.

Ele parabenizou a iniciativa da Faculdade 7 de Setembro e da CBN na realização do programa radiofônico. “Esse programa de rádio possibilitou um contato direto com os alunos que muitas vezes não têm a oportunidade de conhecer. Ao ter, como agora, começam a despertar o interesse por esse meio de comunicação”, conclui Carlos.

Daniel Costa
4º semestre