CARREIRA: Antigos alunos do C7S aconselham nova geração de pré-universitários

• _DSC0775
  • _DSC0782
  • _DSC0784

A XV Feira das Profissões contou com a presença de Rafael PH Santos e Aleno Oliveira em palestra de abertura sobre empreendedorismo

Centenas de jovens, universitários e pré-universitários, participaram das mais diferentes formas da XV Feira das Profissões, organizada pelo Colégio 7 de Setembro (C7S) e Centro Universitário 7 de setembro (Uni7) na última sexta, 26. Nesta edição, mais de 40 estandes de cursos de graduação estavam à disposição dos visitantes, que foram recepcionados em uma palestra de abertura sobre empreendedorismo no Teatro Nila Gomes de Soárez, 5º andar da universidade.

O advogado Aleno Oliveira e o podcaster Rafael PH Santos foram os convidados da palestra de abertura (Foto: Divulgação)

Os ex-alunos do C7S, Rafael PH Santos e Aleno Oliveira, foram convidados a conversar sobre sua carreira profissional e sua história como alunos do ensino médio e superior. O supervisor de ensino Juarez Lima deu a boa vinda aos presentes e ressaltou a importância do ambiente para encaminhar os mais jovens: “Essa questão da escolha da profissão é um momento difícil que o aluno enfrenta e nós procuramos trazer cada vez mais informações profissionais e pessoas atuantes no mercado para que esses meninos possam ter uma informação, escolhendo seu caminho de forma mais certa”.

Seguindo o clima de interação levantado por Juarez, PH Santos se igualou em nível de vivência com os adolescentes. Mesmo com formação em História pela UFC e Sistemas de Informação na Uni7, é na área da tecnologia e cultura nerd que ele se sobressai: Foi colunista do site TechTudo e é co-criador do RapaduraCast, podcast de cinema do site Cinema com Rapadura, além de manter um canal no YouTube que leva seu nome.

Sobre as variáveis decisões que seguiu durante sua carreira, ele falou em tom de brincadeira: “Não faço a mínima ideia do que sou. Me disseram que saberia quando estivesse aí [Ensino Médio]. Sou um monte de coisa e nada ao mesmo tempo, porque se tiver outra profissão amanhã e quiser, vou fazer. Só depende de mim”. Diferente de suas ocupações na área do entretenimento, Rafael é Supervisor de Desenvolvimento Web e Mobile de todos os sites do grupo Edson Queiroz.

Henrique Soaréz, diretor do 7 de Setembro, iniciou a palestra compartilhando sua experiência (Foto: Davi Costa Menezes)

Aleno Oliveira abriu sua fala agradecendo diretamente ao professor Juarez pelo convite. Assim como foi dito em outros momentos da palestra, o advogado ressaltou que no decorrer da vida os planos de carreia podem mudar: “Nós temos a visão de que a vida é uma reta, mas a realidade não é bem essa. Você tem planos, mas eles podem mudar. Não tenham a mente fechada”.

Descrito como um “viajador, curioso, esportista, educador, paraquedista, gargalhador, aventureiro, apaixonado por livros e educação, cozinheiro e apreciador da natureza e da vida”, Aleno foi questionado sobre como mantem sua formação profissional e suas outras atividades. Para ele, o foco no presente é fundamental, e a paixão por trilhar caminhos diferentes que contribuam com seu aprendizado.

O bate papo entre os palestrantes e os alunos instigaram o potencial dos alunos em descobrirem suas vocações. É o que a aluna Xislane Ximenes, do 3º ano médio do Colégio 7 de Setembro, concluiu ao fim do encontro. “Eles estão realmente estão incentivando a gente a seguir com o que queremos e não o que a minha família quer. Isso foi bem esclarecedor”.

DEMAIS ATIVIDADES

Alunos de escolas públicas também estiveram na Feira (Foto: Davi Costa Menezes)

Ao final da palestra, os visitantes circularam pelo 2º andar da Uni7 pesquisando sobre os cursos de graduação expostos nos estandes. O público pode conversar com demais guias das áreas de Design de Moda, Medicina e Serviço Militar.

Aconteceram também oficinas durante a manhã e tarde, assim como visitas guiadas dos cursos oferecidos na instituição. A Feira das Profissões encerrou no fim da tarde, às 17 horas, com o show do comediante Moisés Loureiro no Teatro Nila Gomes de Soárez. Formado em Publicidade pela Uni7, Moisés recentemente foi o vencedor do concurso de humor “Quem Chega Lá”, promovido pelo programa Domingão do Faustão, da TV Globo.

Texto: Jonathan Silva (3º semestre – Jornalismo)
Foto: Davi Costa Menezes (3º semestre – Publicidade)
Marcela Benevides (3º semestre – Jornalismo)
Eduardo Maranhão (3º semestre – Publicidade)