CÂMARA MUNICIPAL: Estudantes visitam os núcleos de comunicação da Casa

A prática faz parte do plano de estudos sobre jornalismo legislativo. Os alunos se aprofundam na teoria discutida e conhecem o funcionamento do setor comunicativo

Alunos da disciplina Jornalismo Especializado II, do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), e ministrada pelos professores Ana Márcia Diógenes e Miguel Macedo, realizaram visita técnica, na manhã de quarta feira, 23, à Câmara Municipal de Fortaleza (CMF). O jornalista Ítalo Lima, diretor da TV Fortaleza, acompanhou a visita e apresentou os núcleos de comunicação da Câmara Municipal aos estudantes.

A visita teve início na Rádio Fortaleza FM, onde o jornalista e diretor André Capiberibe explicou a função de uma rádio institucional. “A missão deste segmento jornalístico é informar, não opinar. Na emissora temos um zelo de não fazer juízo de valor. Quem tem opinião política são os vereadores e autoridades entrevistadas. Da base aliada ou não, todos devem ser tratados de forma igual. Temos vereadores de todas as bancadas. As portas estão abertas para todos”, ressaltou. Desde 2009 a Rádio Fortaleza FM conta com uma programação 24 horas no ar. Antes, somente as sessões plenárias eram transmitidas.

A atividade faz parte do plano de estudos sobre jornalismo legislativo da disciplina Jornalismo Especializado II

Na sequência os alunos visitaram o Núcleo de Comunicação Social da Casa e conheceram a atuação da Agência Fortaleza/Assessoria de Imprensa e também a redação da TV Fortaleza. Com o objetivo de aproximar os trabalhos dos parlamentares à sociedade, o sistema de comunicação informa tudo que acontece nas sessões, disponibilizando no site da Câmara e nas redes sociais. A ex-aluna de Jornalismo da UNI7, Amanda Nogueira, da equipe de produção da emissora, lembrou que ainda era estagiária quando entrou para o Núcleo de Comunicação da Casa.

O grupo, em seguida, conheceu o estúdio da TV Fortaleza, reformulado recentemente. Ítalo Lima apresentou a programação assim como as premiações das séries de reportagens produzidas pela emissora. Depois foi a vez dos estudantes conheceram o Núcleo de Reportagens Especiais.

O último local visitado foi o plenário da Câmara. Os alunos conheceram a sala de imprensa e a equipe de jornalistas que cobre os eventos realizados e as sessões plenárias. O jornalista Paulo Sérgio Cordeiro, apresentador do Jornal da Câmara, transmitido pela TV Fortaleza, detalhou ao grupo, o dia a dia do fazer jornalístico na Câmara Municipal. Na equipe, outras duas ex-alunas da UNI7, Ana Clara Cabral e Anna Regadas.

A estudante Cleisla Falcão destacou a importância da visita guiada. “É enriquecedor tanto pessoal quanto profissionalmente esta aula prática. Aliar o que foi visto em sala com a vivência do jornalismo legislativo praticado na Câmara foi importante para mim”, declarou.

Texto: Matheus Barbosa (6º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , ,