CALOUROS: Alunos do 1º semestre e as impressões acadêmicas

Começo da jornada de estudos para futuros comunicadores da FA7 e as novas experiências no jornalismo

Uma das fases mais decisivas na vida de um estudante é quando ele sai do ensino médio e entra no ambiente universitário. São escolhas que vão da carreira profissional à instituição de ensino. E de enfrentar novo ritual de passagem e outras descobertas. Algumas destas descobertas acadêmicas estão sendo feitas pelos alunos do primeiro semestre de Comunicação Social, 2016.2, da Faculdade 7 de Setembro (FA7).

Passado esse difícil processo de escolhas e, finalmente, o acesso à faculdade, vem o segundo período de pressões e expectativas: a chegada das primeiras provas universitárias. E aqui se espera que o aluno tenha maturidade para seguir com empenho um cronograma de estudo.

Acompanhado por professores, os estudantes conheceram as dependências da faculdade

Estudante de jornalismo, Ester Araújo se diz empolgada com o novo ambiente. “Estou gostando bastante! Há várias atividades extras como o Cine FA7. Gostei muito da estrutura física e dos professores”. Embora no início de semestre, Vinícius Mateus, aluno de publicidade, destaca que as cadeiras de introdução lhe agradaram muito. No caso dele, introdução à publicidade e propaganda.

A escolha da faculdade, também não é tarefa fácil para esses jovens, mas as expectativas estão sendo correspondidas por parte da instituição, dizem. Os alunos de publicidade Denise Maria, Bruna Souza e Daniel Júnior afirmam que suas escolhas foram baseadas nos elogios que escutaram sobre a estrutura, pelas oportunidades do curso e consideração da FA7, como uma ótima instituição de ensino.

Mas, nem só de elogios são as impressões dos alunos neste começo de semestre. Um dos pontos negativos, segundo eles, foi a maior interação entre as turmas do primeiro e segundo semestres. Uma dessas faltas de interação foi sentida pela aluna de publicidade Thayene Brandão. “Achei a acolhida desorganizada. Na verdade, só houve o trote e um dia em que os alunos vieram e se apresentaram”.

O caminho até a formação é árduo, e logo eles vão perceber, mas ninguém melhor para lhes aconselhar do que os professores. Perguntada sobre quais dicas eles dariam para os calouros aproveitarem o máximo o semestre, a professora Ana Márcia Diógenes, de Introdução ao Jornalismo, destaca que para aproveitar bem no curso, é necessário que haja interesse cotidiano, não deixando acumular material de estudos. “Para se dar bem na cadeira de Introdução ao Jornalismo é preciso perceber que a disciplina é como se fosse um cardápio que apresenta cada pedacinho do que será estudado. Você precisa ler muito e não acumular conteúdo”, ressalta a professora.

Outro conselho do professor e coordenador do curso Dilson Alexandre é para os eventos importantes que irão ocorrer no semestre, entre os destaques está a palestra “Aqui N-Ã-O dá para inovar”, que ocorrerá no dia 6 de outubro, com a designer Gica Yabu, na Semana da Comunicação, no período de 3 a 7 deste mês.

Estuantes do 1º semestre falam sobre suas expectativas para o curso

Outro evento apontado pelo coordenador é o projeto “Roteiros”, que acontecerá no dia 8 de outubro, em Redenção, com coordenação do professor Miguel Macedo, além da participação de professores de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Todos esses eventos, e a devida satisfação dos estudantes com o semestre não é coincidência. O professor Dilson salienta que a programação é elaborada no semestre anterior, com a participação dos professores e de um aluno representante do curso.

Paulo Victor
2º semestre