BLOGUEIRO: No empreendedorismo, a busca por uma oportunidade

Estudante de jornalismo, Raimundo Machado investe na realização do sonho de trabalhar em rádio profissionalmente

“Sempre gostei de internet e de ouvir música", relata o estudante Raimundo (Foto: Arquivo Pessoal)

“Sempre gostei de internet e de ouvir música”, relata o estudante Raimundo (Foto: Arquivo Pessoal)

O rádio é a grande paixão do estudante Raimundo Machado Neto, do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7). Aos 22 anos, e movido por esta relação e vontade de trabalhar, o jovem empreendedor é diretor geral da web rádio Plus, desde 2013 no ar, 24 horas, com notícias factuais e programas musicais ecléticos.

Embora sem patrocínio fixo, já contabiliza dez anos em sua vivência com rádio online. Aos onze anos trabalhou na extinta web rádio Playmix. O desafio era constante para manter uma web rádio num mundo que adentrava na era da internet de banda larga. Havia a demora em fazer um download, que poderia chegar a uma hora, ou mais, para baixar um CD. A Playmix foi uma das rádios que mais obteve audiência no Ceará.

Depois, foi para a Jovem Mix, também extinta. Raimundo Machado fazia um programa de música e entretenimento para um público adolescente, com programação bem especifica. Mesclava músicas do pop europeu com norte- americana e também com rock nacional como Titãs e Capital Inicial.

Ele lembra que o dono da rádio morava em Goiás e todo o contato era via MSN em áudio conferência. Havia horários pré-definidos para as reuniões e discussão de pautas e programação. “Até hoje continuamos a usar vídeos conferências entre os colaboradores na Plus. Nosso grande objetivo imediato é transmitir futebol e o mediato é vir a ser uma rádio AM/FM”.

Os colaboradores definem pautas, notícias e programação por áudio conferência via Skype. Quem ajuda Raimundo é Gabriel Gouveia, amigo dele de bom tempo, que é webmaster. “Ele cuida de toda logística da emissora. Além de ter reformulado o site, que se tornou responsivo, ou seja, a rádio pode ser ouvida de toda plataforma digital do smartphone ao computador pessoal”, ressalta.

A interação do público tem forte influência na grade musical, podendo ser feita por intermédio do sistema de pedidos e recados do site ou aplicativo.

O gosto pela música veio de seu pai Roberto Machado, discógrafo por hobby e amante de Jazz, Blues e Bossa Nova. “Logo comecei a amar músicas do mesmo estilo como também ouvir músicas pop. A minha primeira experiência ouvindo rádio foi em 1998, quando pela primeira vez pude escutar uma rádio jovem, de fato, no dial”.

Sonho não se limita a sonhar e sim tornar-se real. O empreendimento do estudante nasceu de uma inquietação: “Sempre gostei de internet e de ouvir música. Logo pensei: Poxa, será que existe algum método bacana de escutar uma boa playlist enquanto navego? ”

Imagem de Amostra do You Tube

Além de enfrentar desde criança problemas com sua dicção, se submetendo a todo tipo de tratamento fonoaudiólogo, enfrentou bullying, o que muitas vezes o fazia sofrer, mas jamais desistir de seu sonho. Pelo contrário, só aumentava sua determinação.

A preparação da voz e a reciclagem das técnicas, além de workshoping nacionais presenciais, são alguns dos investimentos que Raimundo faz e credita tudo ao apoio de seus pais e aos colaboradores: Gabriel Gouveia, webmaster/empresário/diretor da Agência Epa!; Ricardo Tavares, Diretor adjunto da emissora; Luca Laprovitera, diretor do Departamento de Esportes da emissora, que auxilia também no departamento artístico da Plus.

Raimundo Machado Neto – Locução AO VIVO PlusRádio Fortaleza by Raimundo Machado De A. Neto on Mixcloud

A divulgação da rádio começou pelo Orkut. Com o fim da rede social, é feita por seu site, pelo contato telefônico (085) 9621.3900, pelo WhatsApp (085) 8523.1626 e por seu twitter.

Mimosa Pessoa
7º semestre