Notícias

BIBLIOTECA VOLANTE: Percorrendo Brasil afora na busca da evangelização

Categoria:

Uni7 Informa

0

A biblioteca volante Chico Xavier está espalhada por vários lugares do país, com o propósito da divulgação da doutrina espírita

Em 1986, Chico Xavier rezou um evangelho para um homem que teve o filho sequestrado. O caso terminou bem e o homem, em gratidão, decidiu dar um micro-ônibus de presente para Chico, já vislumbrando a ideia da divulgação por meio do veículo. Assim, surgiu a primeira livraria itinerante Chico Xavier. Hoje, são cerca de 30 ônibus rodando pelo Brasil todo.

Situado na movimentada Avenida Beira Mar, o pequeno trailer chama a atenção dos transeuntes. Com uma estrutura simples, a livraria itinerante Chico Xavier é conhecida pelo acervo de livros espíritas. A principal função do estabelecimento, segundo o responsável pelo ônibus da Beira Mar, Klelio, é a divulgação da doutrina. A venda de livros é para despesas, como combustível e energia.  A livraria ainda conta com outro ônibus, que circula na periferia. Há aulas de informática, divulgação do evangelho, entre outras atividades.

Com uma estrutura simples, a livraria itinerante Chico Xavier é conhecida pelo acervo de livros espíritas. (Foto: Renan Vidal)

Com uma estrutura simples, a livraria itinerante Chico Xavier é conhecida pelo acervo de livros espíritas. (Foto: Renan Vidal)

Apesar da satisfação de trabalhar no que gosta, Klelio se queixa da dificuldade em comercializar os livros. “A venda de livro não é fácil. Vender livro no Brasil já é difícil. Espírita, então, mais difícil ainda.” O acervo é sempre atualizado, e grande parte dos livros vem de doações. Para os interessados em espiritismo, a modesta biblioteca é um deleite para a alma.

Klelio ainda conta com satisfação de ter conhecido Chico Xavier em 1958. E completa: “Sou espírita desde criancinha. É um prazer trabalhar aqui.” Ele também relata a experiência como rezador. “Tem muita gente com problema no espírito. Doença na alma mesmo. A gente reza para a pessoa melhorar.” A turista Renata Almeida elogia a iniciativa: “Sou católica, mas achei incrível a ideia do ônibus. Tenho uma queda pelo espiritismo. Até me interessei mais depois de ter visto isso”.

A livraria abriga desde livros da escritora Zíbia Gasparetto, a qual lhe é destinada uma prateleira inteira, ao próprio Chico Xavier. É possível comprar livros espíritas por um preço bem honesto. A livraria funciona todos os dias, das 17 às 22 horas. A experiência é interessante e vale a pena parar e conhecer. Assim como fez Renata, assim como deveriam fazer todos aqueles que passeiam pela Beira Mar com qualquer propósito.

Renan Vidal
Aluno especial, 8º semestre

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.