BACURAU: Vilarejo em Pernambuco conquista e aguça diferentes olhares

Uni7 Informa, Web

Com o objetivo de levar cultura para além dos muros da faculdade, estudantes de Jornalismo da UNI7 resolveram expandir o que aprenderam na sala de aula em forma de resenhas

O convite foi do Arthur Gadelha, colega de turma que trabalhou diretamente no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que aconteceu de 30 de agosto a 6 de setembro de 2019, no Cine Teatro São Luiz, em Fortaleza. Os alunos da disciplina de Webjornalismo, ministrada pela professora Eulália Camurça, do  Curso de Jornalismo, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) resolveram unir o útil ao agradável, ou seja:  a produção para a Web sobre um dos mais destacados filmes brasileiros dessa temporada, Bacurau.

Instigados, os estudantes foram ao cinema na noite de 25 de setembro para assistir as longas 2 horas e 12 minutos de um misto de drama, fantasia, faroeste e suspense. Porque Bacurau é isso. É polêmico,diferente, divertido, mas antes de tudo, uma obra-prima do cinema nacional que colocou novamente o país no mapa das artes.

Após a sessão, compartilharam impressões, pensamentos e opiniões. Para Athila Nepomuceno, “o filme tem riqueza de metáforas, semiótica e uma linguagem incrível”. Já a professora Eulália disse estar impactada, não só pelo filme, mas pela experiência. “Foi muito lindo o que fizemos, a discussão final foi impagável e inesquecível”, ressalta.

Para Arthur Gadelha, “descobrir o filme juntos, conversar sobre as mensagens escondidas nele sobre um Brasil que é nosso, foi uma experiência incrível”.

Pensando nisso, a turma de Webjornalismo 2019.2 decidiu elaborar um blog contendo resenhas que abordasse tópicos como Bacurau e o Oscar, o estereótipo, o interior, a nudez e a política. Também produziram textos sobre os personagens Domingas, Plínio, Pacote, Carranca, Lunga e os forasteiros.

Para acessar as resenhas, clique aqui.

São muitas horas da noite

São horas do bacurau

Jaguar avança dançando

Dançam caipora e babau

Festa do medo e do espanto

De assombrações num sarau

Sérgio Ricardo – Bicho da noite (trecho da música que a comunidade canta no enterro da personagem Carmelita)

Aclamado depois de fazer uma estreia mundial no Festival de Cannes, de onde saiu premiado, e logo depois ser aplaudido em Gramado, o filme Bacurau fez uma estreia expressiva no Brasil. Lançado em 298 salas de cinema no dia 29 de agosto de 2019, Bacurau é o filme de maior sucesso de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, de acordo com dados da ComScore.

Estrelado por grandes nomes como Sônia Braga, Karine Teles, Silvero Pereira e Antônio Saboia, Bacurau chegou a 500 mil espectadores em setembro, segundo o site O Globo. O título do filme é recheado de significados, é o apelido do último ônibus da madrugada no Recife e o nome comum de uma ave de hábitos noturnos nos sertões.

Venceu a categoria de Melhor Direção no Festival de Lima e a de Melhor Filme no Festival de Munique e Festival de Lima. Foi vencedor na categoria Prêmio do Júri do Festival de Cannes. Foi indicado na categoria Palma de Ouro, também de Cannes, e também como Melhor Filme no Festival de Sydney.

Texto: Lara Silveira (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , , , ,