AUDIOVISUAL: Produção é alternativa para quem aposta na sétima arte

O encantamento de uma história simples que ganhará a telona do espaço cultural da periferia, enaltecendo a valorização do espaço comunitário e mostrando que o inesperado pode ser o melhor a acontecer

Com gravações previstas para os dois últimos finais de semana de novembro, nova obra cinematográfica, Tuas Cores, é coordenada pelo cineasta e professor universitário Emerson de Oliveira Cardoso, no Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ), que será apresentada em um evento em dezembro deste ano.

Mesmo já tendo em sua carreira filmes com maior visibilidade por parte do grande público, como Cappuccino com Canela (2014) e Cabeça de Nêgo (2019), Déo (como Emerson é conhecido) há um bom tempo trabalha com cultura comunitária. Em 2018, deu aula no CCBJ, para um módulo de etapa de planejamento, a direção. Agora, é o professor residente, trabalhando todas as partes de produção.

“A galera aqui é cheia de ideias, isso é muito massa. Cada um tem suas colocações e vão tentando se impor. Só posso dar aula se a turma tiver interessada, o que só acontece se participarem, até mesmo que seja em uma brincadeira. Assim começa a troca do ensinar”, afirma o educador mestre em cinema.

Déo (em pé, de blusa cinza) em uma aula experimental, no último mês de aula e também início das gravações, novembro

Quando ainda na primeira etapa do processo, ensinando sobre as técnicas de como fazer um roteiro, Déo se encantou com a simplicidade de uma história entregue em manuscrito. Da seleção, o escolhido foi a narrativa de um garoto que está perdendo a visão e passa a enxergar cores através do que a pessoa sente.

Tendo o script selecionado, Bruna Ferreira, viu com novos olhares sua passagem pelo curso. Procurou o Centro Cultural, onde já fez capoeira, quando decidiu dedicar seu tempo para fazer cursos. Foi atrás da Escola de Dança, mas as vagas haviam acabado. A ofertaram o Audiovisual, o que não a atraia de forma alguma. Ainda assim, resolveu aceitar o desafio, mesmo nunca tendo antes pensado em investir na área.

A jovem de 22 anos não tinha pretensão de que o seu conto fosse escolhido. Teve dificuldade com a formatação, não entregou no dia marcado, tentou encaixar os percursos. Apesar disso, ela conseguiu fazer de modo simples e cativante.

Bruna ama dança e descobriu uma nova paixão no Centro Cultural Grande Bom Jardim: o audiovisual

A busca do professor e da, agora, roteirista é de que os atores que participam do CCBJ façam parte do elenco. Buscam, também, não trabalhar todo estigma que a comunidade carrega, como criminalidade, validando a relevância de quebrar com os estereótipos tão negativos e excludentes.

Sobre as demandas de ofertas do local, eles destacam a importância do lugar. É essencial que modalidades artísticas sejam ofertadas aos que não podem pagar, da maneira mais acessível possível. “No bairro há muitos artistas que não sabem do potencial do seu talento. Aqui é a oportunidade de capacitar alguém para mudar a sua vida”, declara Bruna, que já pode aproveitar pela segunda vez de uma categoria disponível.

Bruna e cerca de 20 alunos participam do Livre, curso introdutório de um semestre, feito para que os alunos possam ter bagagem até chegar à Escola de Audiovisual. Esta se tornou anual, com diploma dado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), como Curso de Extensão.

A III Mostra das Artes acontecerá no CCBJ, na segunda semana de dezembro. Oportunidade feita para expor os resultados de todas as categorias, dentre elas teatro, dança, audiovisual. Será o momento de união para enaltecer cada trabalho produzido.

Serviço:

Rua Três Corações, 400, Bom Jardim

Segunda a sábado, 9 às 21h.

Telefone: (85) 3497.5981

Ccbj.redeslivres.org.br

Texto e Fotos: Stefane Castro (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , ,