ATENDIMENTO: A rotina profissional e o relacionamento com a área de criação

Professor Cláudio Sena e Patrícia Paiva falam sobre a relação entre a área de criação e atendimento dentro de uma agência (Foto: Sarah Veloso)

Com experiência na área, Patrícia Paiva aconselha como aproveitar ao máximo as oportunidades nas agências

Os alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade 7 de Setembro(FA7) tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a área de atendimento. Na sexta-feira, 13, a publicitária Patrícia Paiva, falou sobre sua experiência e a rotina de trabalho na área em que atua na agência Bolero.

Patrícia esclareceu dúvidas dos alunos, em relação ao mercado de trabalho. Como exemplo, apresentou os desafios a serem enfrentados na área, desmistificou a relação entre a área de criação e de atendimento e respondeu as perguntas curiosas de quem está a caminho de ingressar nesta área da publicidade.

Formada em Ciências Sociais, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Patrícia teve seu primeiro emprego em uma agência de publicidade, na Ágil Comunicação. Lá aprendeu,ao máximo, todas as áreas de publicidade.Também atuou em outras grandes agências em Fortaleza, até encontrar a seu setor de atuação em atendimento ao trabalhar no Sistema O Povo de Rádio, por ter que tratar diretamente com o cliente.

Durante a conversa com os alunos, que durou cerca de uma hora, deu exemplos de casos de sua experiência de mercado, em particular, atuação do atendimento na agência de comunicação. Patrícia destacou a importância do atendimento em todo o processo do trabalho, desde a solicitação do cliente até o seu resultado final. “É uma função fundamental dentro da agência, uma das mais importantes. O atendimento é responsável por tudo que entra e sai da agência. Ele acompanha todo o processo e é responsável pelo relacionamento com o cliente, até pelo faturamento da agência”, explicou.

Outro ponto forte de discussão apresentado pela publicitária foi a desmistificação do suposto conflito que existe entre a área de atendimento e criação dentro de uma agência. Patrícia garantiu que não existe uma ‘rixa’ como muitos dizem, mas sim uma discussão saudável entre os interesses e que sempre acaba bem.

Para os alunos e para o professor Cláudio Sena a palestra foi fundamental por ter dado a oportunidade de um contato direto com uma profissional que já atua no mercado de trabalho, e é sempre uma experiência a mais. Para o aluno Emanoel Freitas, do segundo semestre de publicidade e propaganda,a palestra deu oportunidade de conhecer o lado da publicitária, “que já está no mercado há muitos anos e tem muita experiência sobre o assunto”.

Lígia Duarte
7º semestre