ASSESSORIA: Jornalista fala sobre a relação com clientes e com o mercado

Juliana Bomfim aponta caminhos para o trabalho em assessoria de comunicação como diferencial entre as marcas

Juliana Bonfim, diretora da Vogal Comunicação, esteve na noite na última quinta-feira, 12, na  Faculdade 7 de Setembro (FA7). A convite do professor Paulo Júnior, a jornalista falou sobre sua carreira e os desafios enfrentados a frente da empresa. A palestra deve ser transformada em release pelos alunos e a atividade será parte integrante da nota da VP1.

A jornalista fala sobre episódios interessantes que aconteceram durantes esses cinco anos à frente da empresa (Foto: Leilane Freitas)

A jornalista esclareceu dúvidas e discutiu algumas questões sobre o mercado com os alunos que estão cursando a disciplina de assessoria de comunicação no turno da noite, neste semestre. Durante a conversa os estudantes puderam fazer perguntas e discutir em tom descontraído os rumos da atividade.

Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Juliana Bomfim hoje está a frente de uma das mais respeitadas empresas de assessoria do estado. Ao lado da sócia, Mônika Vieira, criou, em 2010, a Vogal Comunicação, empresa que oferece serviços de consultoria, assessoria, gestão de mídias sociais, entre outros.

Durante a palestra, que durou cerca de uma hora e meia, Juliana afirmou que não acredita que o mercado esteja em crise. Muito pelo contrário, ela vislumbra amplas possibilidades, mesmo em tempos não tão fáceis do ponto de vista econômico. Para a assessora, a boa comunicação pode ser um diferencial entre as marcas, para que estas possam se preparar melhor com a crise.

Juliana ressaltou, ainda, sua experiência em assessoria para campanhas políticas, e disse que, apesar de gostar bastante desse nicho de mercado, teve de se afastar dele por conta da empresa. Sobre a relação assessor/assessorado, definiu como sendo uma relação de “formiguinha” que se desenvolve a partir da confiança mútua e dos bons resultados.

Entre as dicas dadas pela profissional aos alunos, uma das mais contundentes foi sobre a criação de releases. Para ela, aquele profissional que tiver bom domínio das práticas de assessoria de imprensa deve se destacar. A cordialidade com editores, a atenção aos horários, as trocas de cargos e aos diferentes públicos de cada veículo, também foram ressaltadas como sendo indispensáveis para o bom assessor.

Na conversa, Juliana também destacou a sinceridade, como sendo valor primordial para a construção de uma boa relação com o mercado. “Nós não devemos ter medo de perguntar. Ninguém é obrigado a saber de tudo”, respondeu a jornalista sobre ter os mais diferentes tipos de clientes em sua empresa.

Felipe Gomes
4° Semestre