Notícias

ARTE: Festival Além da Rua ganha espaço e colore o litoral cearense

Categoria:

Uni7 Informa

0

Com entrada gratuita, a programação é diversificada e conta com atividades de pinturas em muros, praças, velas, ações performáticas, oficinas, feirinhas, cursos e workshop

Dentre os participantes está Thyago Cabral, mais conhecido por Thyagão, professor do curso de publicidade do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Especialista em Design Gráfico e diretor de arte no Baião Studio, ele atua como designer, ilustrador e publicitário. No circuito, Thyagão ficou responsável por toda a comunicação visual, além de pintar e realizar workshops.

O circuito itinerante, que é um festival internacional de artes e conexões, tem como base trabalhar com artistas locais, nacionais e internacionais, buscando o intercâmbio cultural. Com início em Sousa (PB), o Além da Rua chegou a Fortaleza e segue até o próximo dia 22, na orla do Pecém.

Para Thyagão, “é muito gratificante ver essa movimentação, reocupando e ocupando a Praia de Iracema, que tem tantas histórias para a nossa cidade”. De acordo com ele, as pessoas estão abraçando novamente a orla, com carinho.

Com o objetivo de propor um novo olhar sobre as ruas da cidade, refletir e discutir a arte urbana, o Além da Rua teve sua primeira edição em 2010, e tem assinatura artística de Tereza Dequinta e Robézio Marqs, do Acidum Project. Thyagão ressalta que esta é a primeira vez que o festival ocorre em um formato com uma grande estrutura.

Entre representantes de Fortaleza, Recife, São Paulo, Brasília, Goiás, México, Argentina, República Dominicana e EUA, soma-se mais de 50 artistas.

O circuito conta com a realização da empresa Ato Marketing Cultural. A curadoria é do Instagrafite e de parceiros como Baião Studio, Babado Coletivo, Lacra Ordinária, Lugar ArteVistas, Shot Up e Poro.

Thyagão já participou de outras edições, apenas pintando, como artista. E neste, está participando na produção, como artista e também, educador. Mas, para o professor e ilustrador, o principal é “estar ali na praia de Iracema, pois ela tem uma memória muito afetiva para todos nós”.

Em sua quinta edição, o festival abriga pinturas nas velas dos barcos e nas casas dos pescadores, promovendo assim, a participação de frequentadores e moradores das comunidades pesqueiras das praias, com muitas cores, arte e afeto.

Para outras informações, acesse o instagram do circuito: @alemdaruafestival

Serviço:

Praia de Iracema: entre os dias 11 e 15 de setembro

Pecém: entre os dias 16 e 22 de setembro

Texto: Lara Silveira (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Felipe Almeida e Divulgação do evento

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 16 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.