Arte e cultura no Salão de Pintura em Tela e Cerâmica

Alunos da Universidade de Gerações Viva mostram talento e sensibilidade em exposição artística

Foi aberto na última segunda-feira (04/11), o VII Salão de Pintura em Tela e Cerâmica dos alunos da Universidade de Gerações Viva na Faculdade 7 de setembro. O evento ocorre anualmente com o resultado de produções desenvolvidas ao longo de cada curso. A Exposição segue em cartaz até o dia 8 de novembro, com programação gratuita.

Público confere obras produzidas pelos alunos. (Foto: Tatiana Fortes)

Diversas obras de pintura e de cerâmica compõe a sétima edição do evento, que foi criado com o objetivo de gerar oportunidade e visibilidade para alunos. “A exposição é um coroamento de finalização de curso, além do incentivo e valorização de cada participante”, fala a coordenadora da Universidade de gerações Viva, Tânia Sancho. O salão também é uma porta para o mercado de trabalho, já que as obras podem ser comercializadas, agregando mais valor a cada trabalho artístico.

A exposição chama atenção pela qualidade e sensibilidade do trabalho desenvolvido pelos alunos, misturados em grupos de diferentes idades. “As turmas são heterogêneas. Existe gente de todas as idades. Qualquer pessoa que queira aprender pode participar das aulas”, diz a professora de pintura do Viva, Ana Carvalhedo.

Outro fator curioso é que muitos desses alunos nunca tiveram nenhum contato prático com esse tipo de arte pela falta de domínio técnico. “Tenho alunos que chegaram sem saber traçar nenhuma linha. Com as aulas práticas, se desenvolveram e, hoje, estão expondo por aí trabalhos maravilhosos”, conclui Ana.

Para a aluna do curso de pintura e expositora, Inês Torquato, o aprendizado valoriza no resultado do trabalho. “Estou aprendendo muitas técnicas e somando com o que eu já sabia”.  Também é possível ver o trabalho de artistas iniciantes, como é o caso de Mauriceia Dornellas. “Eu nunca tinha tido nenhuma experiência com pintura e desenho, mas com dedicação é possível aprender”, afirma Mauriceia.

Os cursos da Universidade de Gerações têm promovido, além de um momento de lazer, o incentivo à arte e ao mercado de trabalho. “Tenho alunos que, hoje, estão com seus ateliês. Outros alunos foram estudar belas artes depois de ter feito o curso conosco”, fala a professora do curso de cerâmica, Terry Araújo.

Serviço

VII Salão de Pintura em Tela e Cerâmica, uma produção dos alunos da Universidade de Gerações Viva.
Exposição: de 05 a 08/11, das 15h às 21h
Local: hall de entrada da Fa7