Alunos de Direito realizam atendimento jurídico à população carcerária

Alunos recebem orientações sobre o projeto Reconstruindo a Liberdade. (Foto: Tatiana Fortes)

Foi lançado na última quinta-feira (22), no auditório do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade 7 de Setembro (fa7), a aula inaugural sobre o projeto Reconstruindo a Liberdade, destinado aos alunos do curso de Direito da instituição. O programa tem foco no atendimento à população carcerária do Estado do Ceará.

O NPJ da Fa7 oferece aos alunos de Direito mais uma oportunidade de aprendizado prático por meio de estágio supervisionado em parceria com a Defensoria Pública do Estado. A partir das atividades do núcleo, os matriculados podem acompanhar petições de processos criminais e execução penal.

Além dos estudantes, a população carcerária também será beneficiada com o programa. “O perfil geralmente é de pessoas pobres, de baixíssima escolaridade e desempregados que precisam recorrer à Defensoria Pública do Estado, por não conseguirem pagar um advogado”, afirma Hélio Leitão, professor do curso de Direito da Fa7.

Mesmo ganhando com a prática jurídica, os alunos também têm a chance de vivenciar o cotidiano de diferentes áreas do Direito e escolher onde atuar profissionalmente. A estudante de Direito Ana Araújo, 33, considera que a aula prática aproxima ainda mais os estudantes da realidade. “Isso gera mais experiência para nós que somos alunos”, disse.

Tatiana Fortes
8º semestre