ACADÊMICO: ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7

O evento ocorrerá de forma online nos dias 21 e 22 de junho de 2021 e está aberto também para alunos de outras Instituições.

Foto: Divulgação/ UNI7

O Centro Universitário Sete de Setembro realiza o “XVI Encontro de Iniciação Científica da UNI7”. O evento tem como objetivo possibilitar aos alunos da graduação e pós-graduação da UNI7 e de outras instituições de ensino superior, a oportunidade de desenvolverem e apresentarem projetos científicos. Além de trazer para a realidade dos estudantes uma vivência aprofundada em relação às pesquisas e estudos acadêmicos.

O encontro que é anualmente sediado no campus sul da UNI7, dessa vez será realizado de forma online em salas predefinidas pela instituição. Para participar, os alunos precisam submeter seus projetos à plataforma open journal systems (OJS), atendendo às categorias de artigo ou resumo expandido.

Em sua 16ª edição, o encontro de iniciação científica, tem se desenvolvido e modificado anualmente, no contexto atual da pandemia, não foi diferente. Felipe Barroso, membro da comissão organizadora do evento, professor e coordenador adjunto do curso de direito da UNI7, falou sobre como o projeto será realizado nesse contexto: “O encontro sempre foi realizado no primeiro semestre do calendário letivo, em meados de maio e junho, dessa vez uma das mudanças foi ampliar o prazo de submissão dos trabalhos por conta da pandemia.” E completou: “tudo será feito de forma online, por meio da plataforma OJS, além de usarmos a plataforma do Microsoft teams, para dividirmos os grupos de trabalho e reunirmos os avaliadores para as apresentações, que serão abertas a todos os alunos que desejarem assistir”

O professor falou ainda sobre a importância que o projeto tem na vida acadêmica e profissional do aluno: “Temos que destacar que o ensino superior é sustentado sobre um tripé: ensino, pesquisa e extensão, e o encontro de iniciação é voltado para reforçar esse ponto da pesquisa, sendo assim, os encontros servem para que os alunos tenham uma oportunidade de apresentar suas pesquisas para a comunidade.” Sobre o acréscimo do projeto na futura vida profissional dos alunos, o coordenador salientou: “É sempre um ponto positivo no currículo quando você demonstra que além das aulas, você se envolveu em atividades de extensão e pesquisa. A vida acadêmica tem que ser plena em todos os programas que as instituições ofertam. Especificamente, quando se trata de pesquisa, é necessário que o aluno se aproxime do professor-orientador e essa aproximação enriquece o lado pesquisador do aluno, o que demonstra que o estudante teve curiosidade, interesse, iniciativa e certamente isso é apreciado em qualquer ambiente de trabalho que for.”

A iniciativa da UNI7 em realizar esse projeto é estimulante tanto na vida dos professores quanto na vida dos alunos.

Wesley Pontes, aluno do 9º semestre no curso de direito da UNI7, avalia sua participação no projeto enquanto ainda era aluno do 5º semestre:

“A participação nesse projeto ampliou minha visão em relação às pesquisas científicas, além de ter me proporcionado uma experiência a mais para adicionar no meu currículo.” O estudante também apontou que os ensinamentos do projeto o ajudaram na vida acadêmica: “Eu aprendi a pesquisar informações consistentes de forma mais rápida, além de construir uma  aprendizagem sobre metodologias e regras da ABNT que me ajudam muito atualmente, na realização da minha monografia”

As inscrições para a edição de número 16 do Encontro são gratuitas e devem ser realizadas somente no site da UNI7. Os alunos tem até o dia 14 de junho de 2021 para submeter os projetos à inscrição no evento. Os trabalhos podem ser produzidos individualmente, em dupla ou trio. No caso de dupla é preciso sinalizar um autor e um co-autor; em caso de trio, um autor e dois coautores. Em todos os casos, é preciso também de um professor orientador.

Para mais informações, os estudantes interessados devem acessar o site da instituição, onde encontrarão os links para conferir o edital completo e a plataforma OJS.

Serviço:

Site da instituição:

Edital do XVI Encontro de Iniciação Científica: https://www.uni7.edu.br/wp-content/uploads/2021/05/XVI-IC_edital_final_.pdf

Home da plataforma OJS:

(Texto: Hyago Felix / 4° semestre)

Tags: