ABERTURA DO SEMESTRE: À noite, convidados discutem novos caminhos da comunicação

Entre os principais assuntos as redes sociais e a diferença entre tiragem e audiência dos jornais

Ana Naddaf assumiu recentemente a chefia de redação do Jornal O Povo (Foto: Sarah Veloso)

A diretora executiva da redação de O Povo, Ana Naddaf, e o coordenador de mídias sociais do portal Tribuna do Ceará, Emilio Moreno, foram os principais convidados da abertura oficial do semestre 2015.1 dos cursos de Comunicação da Faculdade 7 de Setembro (FA7). A aula inaugural do semestre 2015.1 aconteceu terça-feira à noite, 24, no auditório do segundo andar da faculdade e também contou com a presença de Augustiano Xavier, ex-aluno da instituição, recém-aprovado no mestrado de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na abertura, Ana Naddaf destacou as recentes mudanças no mercado. Para ela, não se pode mais pensar os veículos apenas a partir do impresso e frisou que hoje, mais especificamente o jornal O Povo, já é pensado como um grande portador de notícias. Em outro momento falou sobre a crise no jornalismo e questionou: “Como podem os jornais estarem perdendo leitores se nunca antes se leu tanto jornal no Brasil?” Sobre a suposta crise, a diretora de redação explica que o formato de leitura mudou. “Isso, contudo, não quer dizer que as pessoas não estejam lendo notícias no online”, disse Naddaf.

A jornalista também explicou que hoje não se podem associar as vendas de uma edição, com o seu alcance. Para Naddaf, os veículos devem falar em audiência, tal qual a televisão e o rádio e não mais em tiragem. Em um resumo sobre sua carreira profissional e de sua passagem pelo grupo O Povo, a convidada também palestrou sobre a bem sucedida experiência do Núcleo de Revistas do jornal.

Introduzido por Ana Naddaf, o tema mídias sociais continuou a ser explorado pelo jornalista Emilio Moreno, que questionou a efetividade de outras redes sociais como o Instagram, para a disseminação de notícias. O coordenador de mídias da Tribuna pontuou que, pelo menos no Brasil, é inquestionável, ainda, a efetividade do Facebook.

Emilio Moreno além da coordenação de redes sociais também escreve para o Tribuna do Ceará (Foto: Sarah Veloso)

Emilio apresentou dados de crescimento de usuários e da boa aceitação do portal, e o que representa entre aqueles que têm perfil no Facebook, encerrando desta forma o evento, que teve início com o depoimento do ex-aluno Augustiano Xavier. Formado em 2014, Augustiano foi recentemente aprovado no mestrado de Comunicação da UFC, e disse ter sido fundamental sua passagem pela FA7. Ele concedeu entrevista ao portal Quinto Andar, e você pode acessá-la clicando Aqui.

Felipe Gomes
4º semestre