ABERTURA DO SEMESTRE: Liberdade de expressão e mercado marcam aula inaugural da Comunicação

Os novos rumos da publicidade e os limites da charge foram apresentados por dois convidados

Chargista Rafael Limaverde apresentou uma visão crítica acerca da liberdade de expressão no âmbito das charges (Foto: Daniel Silva)

O chargista Rafael Limaverde e o diretor de criação Pádua Sampaio foram os convidados para a palestra de abertura oficial do semestre 2015.1 dos cursos de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro (FA7). As palestras ocorreram no turno da manhã no auditório do segundo andar da Faculdade, na última terça feira, 24. Alunos, novatos e veteranos, e professores foram recepcionados pelo coordenador dos cursos, Dilson Alexandre.

Ao usar como exemplo os atentados à revista francesa Charlie Hebdo, o chargista e ilustrador Rafael Limaverde destacou a liberdade de expressão e os limites da charge. Frisou a importância das ilustrações nos veículos de comunicação e o cuidado com o que é publicado e onde é publicado “Deve-se levar em conta para onde você está atirando e qual será a reação causada por sua charge”, disse Rafael.

Pádua Sampaio, diretor de arte da agencia Delantero, apontou os novos rumos para a publicidade. Apresentou exemplos de campanhas inovadoras, utilizando principalmente as redes sociais e a convergência entre os veículos. Ele encerrou a apresentação ressaltando aos alunos que grandes campanhas são frutos de planejamento e busca.

Publicitário Pádua Sampaio destacou a inovação das campanhas e do mercado (Foto: Daniel Silva)

Outra apresentação que despertou interesse dos alunos foi a do ex-estudante Thomas Sandes, que concluiu o curso de Publicidade no segundo semestre de 2014. Aprovado para o mestrado de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UCF), Thomas fez um relato da trajetória dele na FA7, até o mestrado. Reconheceu a importância do corpo docente e incentivou os estudantes para que se envolvam mais, reforçando a importância para quem deseja seguir carreira acadêmica.

Mariana Amorim
4º semestre