80 ANOS: Colégio 7 de Setembro recebe homenagem na Câmara Municipal

O fundador Edilson Brasil Soárez foi o principal homenageado educador, mestre e pai, juntamente com a família

A Câmara Municipal de Fortaleza homenageou os 80 anos do Colégio 7 de Setembro no último dia 30, em solenidade no plenário. A sessão foi presidida pela vereadora Cláudia Gomes, representando o presidente Legislativo Municipal, vereador Salmito Filho. A mesa foi composta pelos diretores da Educadora 7 de Setembro Ednilton Soárez e Ednilo Gomes de Soárez e Ednilze Soares, além do professor e vereador João Alfredo, do ex-aluno Eduardo Montenegro e do funcionário mais antigo do colégio, Manoel Helder Medeiros. A Câmara Municipal atendeu requerimento do vereador Salmito Filho, aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.

Na ocasião, uma placa foi entregue aos diretores da Educadora. Helder Fernandes e Eduardo Montenegro também foram homenageados e receberam um certificado. O evento contou com vídeos e depoimentos para parabenizar as oito décadas da instituição.

Com apenas dois alunos e uma sala cedida pela Igreja Presbiteriana de Fortaleza, Edilson Brasil Soárez, fundador do Colégio 7 de Setembro (C7S), iniciou seu projeto educacional, em 1935. Durante anos buscou o aperfeiçoamento da instituição e a preparação escolar e cidadã de seus alunos.

Homenagem na Câmara Municipal (Foto: Layana Vale)

Em 2000, tem início a Faculdade 7 de Setembro (FA7) com quatro cursos de graduação. Cinco anos depois, a faculdade colou grau das primeiras turmas de Pedagogia e Administração formadas pela instituição. Atualmente, a FA7 completa seus 15 anos de existência e conta com diversos cursos de graduação, pós-graduação, MBA e especialização. Brevemente, será transformada em Centro Universitário.

Para o diretor da Educadora 7 de Setembro, Ednilo Soárez, receber a homenagem é um estímulo para prosseguir com mais entusiasmo. Sobre os próximos anos, ele destaca a importância de manter-se atualizado com as mudanças tecnológicas e da própria sociedade. “Nós temos feito o possível para aliar a tradição com a modernidade”, afirma.

Edemy Gonçalves
4º semestre