VISITA TÉCNICA: Alunos da Fa7 conhecem a empresa de comunicação O Povo

Os estudantes do 1° semestre do curso de jornalismo da Fa7 visitaram as instalações do jornal, no último dia 9

Os alunos da disciplina Introdução ao Jornalismo, ministrada pela professora Edma Góis, foram recepcionados pelo jornalista e diretor institucional do grupo de comunicação O Povo, Plínio Bortolotti, na tarde de quarta-feira, 9 de abril. O jornalista falou sobre diferentes questões relacionadas ao exercício do jornalismo, às características e aos perfis dos profissionais da área, assim como às dificuldades da profissão e a necessidade de especialização em determinadas áreas como economia e ciência.

Estudantes conhecem o estúdio da Calipso FM (Deleon Hippolyto)

Um dos momentos mais aguardados foi a visita à redação, uma vez que, para a maioria dos estudantes, era o primeiro contato com o ambiente do jornal. Guiados pelas seções da redação, eles puderam observar de perto o trabalho dos repórteres e editores e ainda conversar com alguns deles.

Os futuros jornalistas também conheceram o estúdio da rádio Calipso FM. A dinâmica da programação da rádio, a interatividade entre ouvintes e produtores por meio das mídias sociais foram pontos destacados pelos alunos. Por fim, o grupo visitou o banco de dados do jornal, onde se arquivam textos, fotografias e vídeos. Aberto ao público sob agendamento, o departamento é constantemente visitado por estudantes e pesquisadores. O acervo conta com conteúdo em páginas digitalizadas desde a década de 1920.

Ao final da visita, os estudantes pareciam bem entusiasmados com a experiência e com o que podem esperar no futuro. O que fica é a expectativa de, em breve, ver que bons profissionais possam sair da Fa7, e, quem sabe, não serão eles a recepcionar futuros aspirantes a jornalistas.

Deleon Hippolyto
1º semestre