#10ANOSCOMUNICAÇÃOFA7: Novos e antigos desafios do jornalismo em 60 minutos

Jornalistas do jornal O Povo falam sobre os velhos dilemas e novos rumos da profissão

A Semana de Comunicação, que celebra os 10 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da FA7, recebeu nesta terça-feira, 18, a palestra 60i – Encontros de ideias e Jornalismo. O projeto original – 120i – é uma iniciativa do Núcleo de Reportagens Especiais do jornal O Povo e busca apresentar novos olhares sobre diferentes temas ligados ao modo atual de fazer jornalismo e às novas tendências para a profissão.

Repórteres do jornal O Povo falam sobre os desafios e novos caminhos do jornalismo (Foto: Daniel Silva)

A palestra, mediada pelo professor Miguel Macedo, contou com a presença de Carlos Mazza, Jocélio Leal, Gil Dicelli, Demitri Túlio e Emerson Maranhão, todos repórteres do jornal O Povo. Durante uma hora (60 minutos no total, o que faz referência ao nome do projeto), cada jornalista apresentou sua visão, em 12 minutos, sobre um determinado assunto.

Carlos Mazza, repórter do Núcleo de Conjuntura desde setembro de 2012, apresentou o tema “Transparência e controle social: fonte inesgotável de pautas”. Mazza explicou como ferramentas simples e disponíveis na internet como os portais da transparência, Diários Oficiais e redes sociais, podem ajudar na busca de pautas e na fiscalização do poder público. O jornalista faz um alerta, porém, para o uso das redes sociais como fonte de pesquisa: “ela não serve de prova mas sim como base”, adverte.

Émerson Maranhão, Demitri Túlio, Gil Dicelli, Jocélio Leal e Carlos Mazza, da esquerda para a direita (Foto: Daniel Silva)

“Jornalista e a fonte: a construção de uma relação” foi o tema de Jocélio Leal que destacou como deve agir o profissional de jornalismo perante suas fontes. Segundo Jocélio, editor do Núcleo de Negócios e titular da coluna Vertical S/A do jornal O Povo, os jornalistas são muito assediados pelas pessoas influentes da sociedade. Isto, segundo o editor, requer atenção porque “eles querem ser nossos amigos, mas pra gente essa relação deve ser profissional. Os grandes picaretas são muito gentis!”, avisa o jornalista.

Gil Dicelli, vencedor do prêmio Esso com o caderno especial “Sertão a ferro e fogo”, apresentou o tema “Eye tracking e as novas leituras”. Ele apresentou uma pesquisa realizada pelo Poynter Institute, que observou a maneira como os leitores navegam pelos jornais e portais.

A pesquisa mostra alguns dados: as manchetes no canto superior esquerdo da tela atraem mais atenção; nos portais, os textos são as portas de entrada, diferente dos jornais impressos onde a foto tem esse papel; as duas primeiras palavras da manchete são importantes para prender o leitor, entre outros. De acordo com Dicelli, a pesquisa serviu como base para o novo projeto gráfico do jornal O Povo.

Demitri Túlio, ex-professor de jornalismo da FA7 e idealizador do projeto Reportagem Afetivas sobre o Parque do Cocó Foto 5: Jocélio Leal, colunista da Vertical S/A e Gil Dicelli, vencedor do prêmio Esso com o caderno “Sertão a ferro e fogo” (Foto: Daniel Silva)

(Foto: Daniel Silva)

Já Demitri Túlio, ex professor da FA7 e idealizador da reportagem afetiva sobre o Parque do Cocó, falou sobre o “Jornalismo além dos muros” explicando o que é um Projeto Paralelo de Jornalismo e sua experiência com as reportagens postadas em seu Instagram com fotos do parque. “Eu achava que isso era um hobby, mas tem a ver com prazer e foi um projeto que abriu portas”, conta.

Segundo ele, em suas idas ao Cocó, um banco de dados com mais de 10 mil fotos foi construído. Hoje, Demitri possui um inventário sobre o parque maior do que o do Governo do Estado e das Universidades da cidade. Além disso, o projeto virou dois cadernos especiais, será transformado em livro, ganhou quatro prêmios e é objeto de estudo de dois trabalhos de conclusão de curso.

Émerson Maranhão encerrou os 60 minutos e palestrou sobre “A próxima plataforma do jornalismo” que são os smartphones. Émerson explica que os produtores de notícias devem começar a pensar na produção de conteúdos para esses meios de comunicação e que, diferente do que se pensa, “o futuro já está aqui, já está acontecendo”, finaliza.

Uma nova edição do projeto “O Povo 120i Encontro de Ideias e jornalismo” irá acontecer nesta quarta-feira, 19, na sede do jornal às 13 horas. A entrada é liberada para os alunos da FA7, basta se identificar. A programação da Semana da Comunicação prossegue até quinta-feira 20.

Gabriela Neres
6° Semestre