UTILIDADE PÚBLICA: Sujeira das ruas pode ter lugar certo

Legenda Ponto de coleta seletiva (Foto Natasha Carbalho)

Apesar dos órgãos de fiscalização monitorarem a limpeza urbana ainda é bem difícil conter os entulhos de lixo pelos bairros da cidade. Mas essa realidade já está em processo de mudança

Já está funcionamento um dos planos de limpeza urbana da Prefeitura de Fortaleza, o Projeto Maior Limpeza, uma ação que tem o objetivo de conscientizar a população quanto à questão da coleta do lixo por meio de Ecopontos espalhados pelos bairros da cidade. O projeto é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), com supervisão da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR).

O Ecoponto do Bairro de Fátima, inaugurado no final do mês de novembro, já vem transformando o dia-a-dia dos comerciantes que moram próximo ao lugar. O ponto de coleta fica entre as avenidas Eduardo Girão e Luciano Carneiro, ao lado do 5° Batalhão da Policia Militar. Para Caetano Freitas, dono de um bar próximo à UECE (Universidade Estadual do Ceará), o serviço facilita a limpeza do local e atrai a clientela. “Antes o bar acumulava muitas latas e garrafas, que eu não tinha mais onde colocar. Os alunos da UECE não gostavam da sujeira, alguns até reclamavam. Hoje fico atento para não juntar muito lixo e levo tudo para o Ecoponto “. Freitas conta que já chegou a ver comerciantes de outros bairros levando material para descartar: ” Dia desses conversei com um homem que veio de carro lá do Henrique Jorge. Ele trouxe muitas caixas do mercadinho dele”.

Além de limpeza, o Ecoponto do Bairro de Fátima também trouxe ofertas de trabalho, uma vez que, para funcionar, o espaço conta com uma equipe de serviço gerais, responsável pela limpeza e a manutenção das caçambas, e uma equipe de infraestrutura para a fiscalização do projeto. O gari Zacarias Martins trabalha a serviço da Ecofor e há muitos anos lida com a limpeza pública. “Passei muito tempo varrendo e juntando sujeira. Já vi de tudo, muita gente sem educação, lixo no lugar errado, plástico misturado com comida e fezes de animais”, relatou Martins. Sem falar que o Ecoponto facilita o trabalho dele. “Aqui é bem organizado, não fica nada espalhado, porque já tem o destino certo”, disse o gari. Robson Cândido, também funcionário da Ecofor, tem a função de operador, responsável por receber o lixo e separá-lo para a reciclagem. “A demanda é bem grande, as pessoas trazem muito entulho e também a gente recebe muito papel de caixa “, destaca Cândido.

No local são aceitos resíduos como papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. O serviço é gratuito e está à disposição da população de segunda-feira a sábado, no horário de 8h às 17h. Além desses resíduos, podem ser recebidos entulhos de obras pequenas, restos do corte de árvores e móveis em desuso. Segundo a Secretaria Executiva da regional IV, responsável pelo Ecoponto do bairro de Fátima, além da coleta seletiva, há também o projeto da plantação de mudas. O intuito é despertar nos moradores o cuidado com o meio ambiente e suas espécies.

Ao todo, três Ecopontos estão em fase de obras nos bairros Vila Velha, São João do Tauape e Conjunto Esperança. Também faz parte do projeto a requalificação do Ecoponto da Varjota, que parou de funcionar em virtude da reforma e da ampliação do local. No momento, os que estão em funcionamento são os dos bairros de Fátima e Carlito Pamplona.

De acordo com a equipe de infraestrutura, a expectativa é ter, pelo menos até o ano de 2016, cerca de 25 Ecopontos por toda a cidade. Por enquanto, a Prefeitura de Fortaleza tenta conscientizar a população com campanhas sobre preservação pública e sustentabilidade, percorrendo os bairros com blitz de educação ambiental. Essas atividades ocorrem no último sábado de cada mês.

Conforme os dados da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) divulgados no site da Prefeitura de Fortaleza, com a entrega de todos os Ecopontos, futuramente o lixo que for entregue poderá ser trocado por bonificações, como créditos de Bilhete Único e desconto nas contas de água e luz. A contagem dos créditos será avaliada de acordo com o peso do lixo.

Entenda a coleta

Desde o ano de 2012 o bairro de Fátima é uma referência para o manejo adequado do lixo, pois foi o primeiro a ter transitando um caminhão de coleta seletiva. Esse tipo de coleta recebe materiais como papel, plástico, metal e vidro, que são separados e podem ser reutilizados, ou seja, reciclados. O papel é representado pela cor azul, o plástico com a cor vermelha, o metal pela cor amarela e o vidro pela cor verde.

Os cidadãos, ao praticarem a reciclagem, contribuem para a preservação do meio ambiente, para a limpeza das ruas e a conservação do espaço público, evitando a contaminação do solo e dos rios e a proliferação de doenças que surgem do acúmulo de lixo. Sem contar que esses resíduos, se estivessem fora da coleta, passariam anos para se decompor.

Ecoponto Bairro de Fátima, Av. Eduardo Girão com Av. Luciano Carneiro
Funcionamento: Segunda-feira a sábado, de 8h às 17h