UNIPACE: Escola do parlamento cearense alcança o interior com projeto social

À frente da  UNIPACE, Lindomar Soares afirma que 2015 foi um ano produtivo para a instituição (Foto Maine Almeida)

Com mais de 2000 alunos atualmente sendo atendidos, a instituição, além de formar servidores, incentiva jovens e adultos a continuar os estudos

Oito anos depois de sua criação, a Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE), chega ao interior do Estado. Por meio do projeto Alcance, a instituição já conta com 24 pólos.Pensada inicialmente para trazer aperfeiçoamentoà carreirade servidores públicos, hoje ela também atua com programas voltados para a sociedade.

No projeto Alcance,jovens egressos da rede pública, que não podem pagar por um cursinhopré-vestibular, têm a chance de entrar no ensino superior.O projeto, iniciado em 2012, conta com a participação de professores de várias escolas de Fortaleza. As aulassão transmitidas em tempo real para os pólos no interior, e ficam disponíveis para download. Lindomar Soares, diretora de gestão e ensino da UNIPACE, diz que os pólos são importantes para que os alunos tenham um ambiente coletivo ao assistir as aulas, que acontecem em câmaras municipais ou escolas. “ É interessantíssimo, estamos oportunizando jovens. Sabemos que o Enem é a porta de acesso ao ensino superior no Brasil e a Assembleia se preocupou com os nossos jovens”, diz a diretora.

Na capital, as aulas acontecem aos sábados das 8h às 12h30 e todosos estudantes recebem material didático para acompanhar o conteúdo apresentado.No interior, os parceiros se responsabilizam em fornecer aos estudantes as apostilas de apoio.

Outro benefício oferecido aos alunos é o laboratório de redação, que também funciona aos sábados. Os pré-universitários podem tirar dúvidas sobre suas produções textuais, com um professor que fica de plantão, antes de iniciar as aulas.De 2012 a 2014, mais de 600 jovens participantes do projeto Alcance ingressaram em universidades públicas.

Adelaide Oliveira, que faz parte da coordenação administrativa do programa, diz que ele é um otimizador do dia a dia dos alunos na escola, porque ajuda o aluno a direcionar seus estudos para os conteúdos mais abordados pelos professores. “Eu me sinto plenamente realizada, meu melhor dia da semana é o sábado, que eu venho aqui e encontro com os alunos”, diz a coordenadora.

A prioridade é dada aos jovens que concluíram o ensino médio em escolas públicas, mas todos podem acompanhar as aulas pelo site e assistir as reprises das aulas aos domingos. Lindomar Soares diz que existem casos de pais e filhos que assistem as aulas e se preparam juntos para entrar numa universidade. O programa abre portas para todos que desejam dar continuidade aos estudos e recebe de volta aqueles alunos que não conseguiram entrar numa universidade ou faculdade. O importante é continuar tentando.

Educação de servidores

“A universidade do parlamento vem dar conta da necessidadede aperfeiçoamento na carreira do servidor do legislativo estadual, estendendo também aos municípios”, diz Lindomar Soares.

A escola foi a primeira a ser credenciada para ofertar cursos Lato Sensu, e faz parte da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).Para a elaboração dos cursos, participam o setor de Recursos Humanos,que procura saber dos servidores em que eles gostariam de se qualificar, e também a Associação dos Servidores, que acompanha as demandas. “Se você melhora e qualifica o servidor, ele melhora a prestação de serviços e isso fortalece o estado a atender melhor às necessidades da sociedade”,conta a diretora, que se diz convencida de que a formação é questão imprescindível para a qualidade de vida das pessoas.

A forma de ingresso na universidade se dá por meio de processo seletivo divulgado em edital, lançado no início e no final do ano.Outro fator positivo para quem trabalha na Assembleia Legislativa do Ceará é a proximidade da escola, que estimula a formação e maior produtividade, com o ambiente de trabalho. Sem contar que a estrutura física da instituição oferece conforto e segurança.

A secretária parlamentar Alessandra Coelho, aluna da graduação tecnológica em Recursos Humanos, curso em parceria com a Universidade do Vale do Acaraú (UVA), diz que é muito importante a constante busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento. “Há tempos que eu tinha vontade de fazer esse curso. É muito amplo, vasto, tanto para aplicar aqui dentro, enquanto a gente recebe o público, como no trato com as pessoas que a gente trabalha também”, afirma a secretária.

Alfabetização de adultos

Outro projeto social que a UNIPACE integra é o Superação, que oferece a oportunidade de conclusão dos estudos para servidores e também para a sociedade. “Quando se começou a construir a universidade, o projeto inicial era a formação em nível superior, mas percebeu-se que tinha um quadro de pessoas que ainda não tinha a educação básica”, explica Lindomar Soares.

Todo o projeto é organizado pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), que inscreve os alunos e faz a seleção de professores. A UNIPACE hospeda o projeto e cuida da coordenação. Em geral, o público atendido pelo Superação é mais maduro. A maioria trabalha durante o dia e, à noite, aproveita para estudar. Para participar é importante acompanhar a divulgação das inscrições no site da Seduc. Qualquer pessoa interessada pode fazer parte.

Serviço:
Universidade do Parlamento Cearense