STARTUP: Empreendedores destacam importância do marketing de influência

Durante palestra, alunos da FA7 conheceram casos reais de empresas que lidam diariamente com a veiculação online de negócios

Os alunos dos cursos de comunicação participaram de um debate sobre marketing de influência (Foto: George Braga)

Estabelecer relações mercadológicas entre marcas, público e influenciadores digitais. Esta foi a proposta debatida na noite da última segunda-feira, 17, pelos publicitários Marcus Coelho e Bruno Calaça. Os alunos da disciplina de Empreendedorismo, dos cursos de Jornalismo, Desing Gráfico e Publicidade e Propaganda participaram do encontro que abordou o cotidiano de empreendedores do comércio eletrônico.

Os convidados debateram temas recorrentes de quem decide empreender em um negócio online. Os medos, as fraquezas, as oportunidades e diferentes modelos de negócios foram mostrados de forma dinâmica e participativa aos estudantes.

Marcus Coelho, cofundador da Digital Influencers, empresa especializada em marketing de influência digital, declarou aos alunos que uma das principais dificuldades quando se começa um novo empreendimento é a questão financeira. “No início tudo é um pouco mais difícil, ninguém quer investir seu dinheiro em algo que possa não dar retorno. A melhor dica que dou, porém, para quem quer ser empreendedor é correr atrás”.

O empresário destacou, ainda, que o esforço individual faz toda diferença e que os primeiros resultados positivos vêm com o passar do tempo. “Já cheguei a trabalhar dois anos de graça. Por um lado, isso é ruim, mas por outro é muito bom, já que é com esse tipo de trabalho que você adquire experiência que, cada vez mais, é exigida no mercado lá fora”, finaliza.

O professor da disciplina, Davi Rocha, moderador do debate, reforçou a mensagem aos alunos de que todo investimento, assim que criado, possui suas dificuldades, independentemente do segmento que ele siga. “Todos os investimentos possuem dificuldade no seu processo de criação. As principais características destes negócios são o pouco investimento financeiro e o alto empenho dos desenvolvedores”, afirmou.

Após a fala do empresário Marcus Coelho, foi a vez blogueiro de moda masculina, Bruno Calaça. O empreendedor contou um pouco sobre sua participação no processo de criação da revista de moda local InVoga e da campanha internacional para a marca varejista de moda Gap.

Calaça também destacou a importância do marketing de influência no processo de desenvolvimento e ação do empreendedorismo. “É importante que seu projeto seja bem desenvolvido e veiculado na rede. Assim você talvez consiga conquistar o seu cliente de primeira. Mas, para isso, claro, é preciso toda uma preparação pessoal e profissional sua e da sua marca”, finalizou.

Júnior Tavares

6° Semestre