PORTUGAL: Nova paixão dos brasileiros e as descobertas em terras lusitanas

Reportagens

A onda de imigração para o país irmão se torna cada vez maior, em consequência da crise, mas a expectativa por um país perfeito esconde armadilhas

Portugal conta atualmente com um dos maiores índices de população na terceira idade da Europa. Com o nível de natalidade baixa, porém, o país passa por um déficit demográfico, com uma população envelhecida. Um fator que favorece a crescente migração de brasileiros para o país irmão, que está precisando cada vez mais de migrantes dispostos a fixar moradia no país.

O percentual de jovens não acompanha o mesmo ritmo de idosos. Além de seus jovens migrarem para outros países, deixando o país natal com falta de mão de obra. Outro fator crescente para a emigração para Portugal é o atual cenário geopolítico da comunidade Europeia, com instabilidades políticas, como na Espanha e ameaças terroristas, casos como Egito, Turquia, França, Inglaterra.

Estudante Sarah Veloso, do seu 2º semestre de intercâmbio acadêmico pela UNI7, destaca as boas amizades que fez, como com a amiga portuguesa Inês

O país é bem visto também pelos jovens brasileiros, que buscam na terra lusitana uma experiência de melhor qualidade de vida. Segundo o professor Lucas Varella, coordenador do gabinete de Relações Internacionais, da UNI7 (Centro Universitário 7 de Setembro). Muitos estudantes também acabam por escolher Portugal para uma temporada de estudos, devido ao idioma, ao clima e à proximidade cultural com o Brasil. O governo aprovou recentemente medidas que facilitam a legalização de imigrantes.

A estudante Sarah Veloso, do curso de Publicidade, e do intercâmbio acadêmico da UNI7, está no seu segundo semestre em Portugal. Reconhece que foi bem recepcionada pelos portugueses, e que foram simpáticos. Fez, inclusive, boas amizades em terras lusitanas, uma delas com a portuguesa Inês.

A escolha se deu principalmente pelo clima e pela língua. Além da experiência de amigos próximos que compartilharam a boa experiência de fazer um intercâmbio no país.

Mas, nem tudo é tão fácil. Sarah destaca também que há alguns casos de preconceito com brasileiros, mas esses são minorias. No geral, diz que os portugueses adoram os brasileiros. Para ela, a maior dificuldade no início, foi o choque cultural, por nunca ter saído do Brasil.

Outro fator que a estudante sentiu dificuldade foi na resolução de processos burocráticos, que são difíceis de resolver por conta da enorme papelada exigida. Apesar de tudo isso, ressalta que o país ainda tem um lugar no seu coração. Para Sarah, que nutre o sonho de morar fora do Brasil depois do intercâmbio acadêmico, Portugal conquistou espaço de primeiro da lista para morar.

Lisboa possui vários miradouros, como o de Senhora do Monte com vista panorâmica da cidade e o Castelo de São Jorge

Texto: Paulo Victor (4º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Sarah Veloso

Tags: , , , , ,