Notícias

FESTA: Idosos comemoram 17 anos de encontros com missa e celebrações

Categoria:

Reportagens

0

Em capela franciscana, grupo da terceira idade irá comemorar aniversário no terceiro domingo de maio

Na Região Metropolitana de Fortaleza, grupo de idosos há 17 anos se reúne em encontros mensais. São 23 integrantes, a maioria entre 60 e 80 anos. O ponto alto das festividades será uma missa no dia 20 de maio, na Igreja de São Francisco, que fica no Barrocão, no distrito do Município de Itaitinga, a 20 km da capital cearense.

Projetado por Helena Grigório da Conceição, 76, com a intenção de criar uma ocupação para a terceira idade, o grupo reuniu interessados para o primeiro contato no dia 14 de abril de 2001. Contou com a presença de 11 pessoas. Em busca de participantes, ainda no processo de formação, foram realizadas visitas as casas do bairro. “Fazíamos nossas visitas nas segundas-feiras. Começamos em setembro do ano 2000”, lembra Helena.

Idosos conversam sobre as novidades do dia a dia (Foto: Cleisla Falcão)

Em reunião para decidir como seriam os encontros no mês de fevereiro de 2001, ficou decido o nome do grupo. “Nós nunca estamos só. Planejamos e tudo se realiza. É Deus que está conosco”, comenta Helena. A partir daí ficou decido que o nome seria: Deus Conosco.

“Nós nunca estamos sós. Planejamos e tudo se realiza. É Deus que está conosco” Helena Grigorio

Como membro da equipe desde o início, Maria Aparecida dos Santos Cesário, 67, ressalta que a união de todos é a responsável pela longevidade da amizade entre os idosos. “Gosto e acho bom. Criei amigos. Só saio daqui quando morrer”, fala Maria, que participa da coordenação e ajuda Helena na orientação dos encontros.

Ao encontro domingo de cada mês, reúnem-se a partir das 14 horas, iniciando com oração coletiva, presidida por um ministro da sagrada eucaristia. Em seguida, começa a descontração com brincadeiras, dinâmicas, canções e danças, conduzidos pelos nove membros da coordenação, auxiliando Helena.

Helena Grigório é coordenadora do grupo Deus Conosco (Foto: Cleisla Falcão)

Dos inúmeros passeios já feitos, o mais marcante para os idosos, para o Município de Guaiuba, a 53 km de Fortaleza. A visita ao Açude Mata Fresca foi memorável para todos que foram e tiveram direito de levar um acompanhante. “É o mesmo que cuidar de criança. Pedi para todos estarem prontos às 14 horas, era o horário combinado para voltarmos. Dei um cochilo, quando acordei, todos estavam na água novamente”, recorda Helena.

“Sentimos falta de novos passeios, costumávamos ir à praia. Depois da gestão do novo prefeito, foi cortada muita coisa”, diz Maria. Mas, Helena promete que, em breve, organizará uma nova excursão. “Nossas saídas são maravilhosas. Precisamos repetir novamente”, finaliza.

“Nossas saídas são maravilhosas. Precisamos repetir novamente” Maria Cesário

Aos 72 anos, Irene Freitas Falcão, frequenta o grupo há 15 anos. Por convite da vizinha, Elizeth, foi conhecer o grupo e gostou. “Encontrei um lazer perto de casa. Lá, nos divertimos, brincamos e compartilhamos história. E nos tornamos uma família de velhos”, brinca Irene.

Momento da oração inicial conduzida pelo ministro eucarístico (Foto: Cleisla Falcão)

SERVIÇO:
Local: E.E.F Jardim de Fátima
Dia: Ao 3º domingo de cada mês
Horário: 14 às 16 horas

TEXTO E FOTOS: Cleisla Falcão (3º semestre – Jornalismo – UNI7)

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 10 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.