Notícias

FEIJOADA: O amor pela culinária e a necessidade de reinventar

Categoria:

Reportagens

0

A Feijoada do Negão é um empreendimento familiar que surgiu há pouco mais de um ano e tem o amor como principal ingrediente

A crise econômica que atingiu o Brasil tomou proporções severas em 2015. Muitas pessoas sentiram, no bolso, que não seria possível sustentar a família exercendo apenas uma função. Por isso, André Santos, 42, representante comercial em Fortaleza, decidiu atrelar o amor à necessidade para manter-se economicamente estável. Surgiu assim, a Feijoada do Negão, um empreendimento familiar, aberto há pouco mais de um ano.

André Santos prepara a feijoada e atende os clientes (Foto: Marcela Benevides)

Em busca de uma alternativa, constatou que um dos poucos setores que não foram afetados pela crise foi o da culinária. “A crise que o país atravessa prejudicou muitos mercados e obrigou muita gente a buscar alternativas. A culinária fazia todo sentido, pois além de ser um dom, era um mercado pouco afetado”, afirma.

André sempre gostou de cozinhar. Para ele não foi difícil conquistar clientes com a feijoada. A dificuldade inicial foi a estrutura. “A falta de estrutura física, know how, descobrir os melhores fornecedores, dificultou, mas não impossibilitou”, diz. No restante, a maior dificuldade foi fazer com que as pessoas que trabalham com ele tivessem o mesmo amor e compromisso. “Isso me desmotivou no início, mas em seguida entendi que precisava amá-las ainda mais para que entendessem o processo”, reconhece.

Renata Cele, 39, é esposa e trabalha com André. Ela ressalta que, apesar de cansativo, o trabalho é muito prazeroso. “Ver a reação dos nossos clientes satisfeitos, contribuir com o movimento da economia, gerar empregos e ser recompensada por isso é muito bom”.

Francisco José, 54, é cliente da Feijoada do Negão e diz que adora comer no local. “A feijoada se apresenta primeiramente pelo visual, pela colocação, pela forma como ele trabalha. E isso influencia diretamente no sabor da sua comida, na qualidade. Ele realmente nos mostra que sabe fazer uma boa feijoada tanto no sentido culinário como no comercial”.

Clientela opta por comer no local por ser ambiente aconchegante e arejado (Foto: Marcela Benevides)

André acredita que cozinhar é uma expressão de amor. “Amo ver as pessoas mais felizes quando estão comendo a feijoada. É muito bom amar as pessoas de qualquer maneira”. E tem o sonho de expandir o seu negócio, torná-lo uma franquia espalhada pelo Brasil e pelo mundo; pretende por meio da Feijoada do Negão, influenciar as pessoas a fazerem seus negócios com amor e por amor. E este é, segundo ele, o segredo de um bom empreendimento: o amor acima de tudo.
Serviço:

Feijoada do Negão
Endereços: Av. Oliveira Paiva, no Mercadinho São Luiz, todo sábado, restrito para delivery;
Av. Deputado Paulino Rocha, Posto SP, Castelão

 

 

Texto e Fotos: Marcela Benevides (3º Semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.