CEARÁ SHOW: Elenco jovem tem missão com a própria cultura

Reportagens

Pensado para “valorizar a prata da casa”, o espetáculo fez seleção com 600 artistas, a maioria jovens

Lucas Cavalcante e Mariana Costa interpretam os personagens de Moa e Cecília no Ceará Show (Foto: Jeane Chaves)

Um espetáculo musical que conta a história cearense acontece no Teatro Ceará Show na Avenida Abolição nas noites de quinta-feira a domingo. O produtor artístico-executivo Juninho Batista, que já trabalhou com nomes artísticos e produções brasileiras, o descreve como algo que foi pensado para “valorizar a prata da casa”, e que foram feitas seleções com 600 artistas de diferentes áreas. Os 24 escolhidos para o elenco são na maioria, jovens. “Se tenho um legado e encontro um jovem que tem disposição para receber minha história, é possível que muita coisa aconteça”, expressa o produtor, ao falar da missão com o público juvenil.

Os atores do espetáculo, Mariana Costa, 15, e Lucas Cavalcante, 17, falam da responsabilidade enquanto protagonistas, como uma grande oportunidade de contar a história do seu estado numa vitrine de notável dimensão. “Existem jovens na plateia. Quando eles nos veem em cima de um palco contando e levando a sério a história do Ceará, com uma convicção tão forte, eles absorvem mais e isso influencia muita coisa”, ressaltou Lucas, que interpreta o jovem Moa no espetáculo.

Identificação cultural

Sobre a problemática da falta de identificação e valorização do jovem cearense à sua própria cultura, Mariana e Lucas atribuem à questão, em grande parte, à deficiência na didática das escolas que não têm se dedicado ao ensino da cultura cearense.

Para a atriz cearense, que ganhou recentemente um prêmio de revelação na categoria infanto-juvenil, o jovem cresce acreditando que no Ceará não tem uma cultura relevante. Para ser valorizado, então precisa ir para outro estado. “A gente não escuta e pouco estuda. Na escola não é incentivada”, completa. A Secretária de Cultura do Ceará (Secult) atua na promoção de eventos em centros como o Dragão do Mar e no apoio aos editais. Programas de incentivo cultural específicos para jovens ainda não são desenvolvidos.

Mariana Costa venceu recentemente prêmio de revelação na categoria infanto-juvenil (Foto: Jeane Chaves)

O espetáculo

No roteiro do Ceará Show, o jovem Moa decide fugir de casa após Cecília seu amor de infância, nesse caminho ele se depara com riquezas de sua terra que ele desconhecia e personagens que construíram a história do estado.

A equipe do musical acredita que uma das grandes ferramentas da produção que atrai o público jovem é possuir um roteiro rico em dinâmica e inovação do cenário tecnológico. As informações são distribuídas em linguagens artísticas diversas das quais estão o circo, ballet, música e arte dramática, além de elenco em predominância jovem.

Ao falar da contribuição pessoal à sua vida, Lucas, que afirma ter orgulho em ser cearense diz: “o espetáculo me faz enxergar a vida e as pessoas de uma forma diferente, valorizar mais as coisas simples, me impor e defender a história do meu estado”.

O produtor Juninho credita ao espetáculo o compromisso de educar não só pedagogicamente, mas de forma cultural e social. “É uma ferramenta de conscientização que desejamos que seja proliferada”. O Ceará Show é um espetáculo musical permanente com realização do Beach Park e Ministério da Cultura.

Serviço:

Espetáculo Musical Ceará Show
Onde: Teatro Ceará Show (Av. da Abolição, 2323 – Meireles)
Ingressos online: http://www.ingressando.com.br/ceara-show

Texto: Jeane Chaves (3º semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , ,