ACERVO: Biblioteca comunitária marca presença em eventos na cidade

Reportagens

Um dos projetos de extensão da UFC, procura despertar o interesse pela leitura

A Biblioteca Comunitária do Conjunto Ceará (BCC) anunciou novidades no plano de atuação para a comunidade durante os últimos meses de 2017. Há programação em outros pontos da cidade durante o mês de novembro: De 8 a 10, a Universidade Federal do Ceará realiza os encontros universitários, no Campus do Pici, onde serão compartilhadas algumas experiências sobre o projeto.

Da esquerda pra direita: Márcia Pinheiro, Rejane Lima e Emanuelle Rodrigues, bibliotecárias da BCC (Foto: Arquivo)

Nos dias 24 e 25 de novembro, a biblioteca participa do evento “Projeto Atividade”, na Praça do Ferreira, a convite do jornal O Povo. Será um dia destinado a promover ações com idosos, celebrando a terceira idade, trabalhando a relação entre memória e leitura na construção da identidade. O evento ocorre o dia todo, mas a roda de conversa terá duração de 40 minutos, às 16 horas. Qualquer alteração ou dúvida será respondida na página do Facebook.

A BCC existe há 10 anos e é uma parceria entre o Proer (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). A responsável hoje é Rute Batista Pontes, professora aposentada do curso de Biblioteconomia da UFC. Segundo as bolsistas de extensão, Rejane Lima Ferreira, 37, e Emanuelle Rodrigues Santos, 21, a professora Rute, apesar da idade avançada, pretende continuar trabalhando pela biblioteca enquanto a saúde deixar.

Rejane, Emanuelle e Márcia Pinheiro, 37, atualmente são as bibliotecárias da BCC. Há um ano no projeto, Rejane diz estar gostando das práticas desenvolvidas. “Aprendi muito sobre mediação de leitura aqui. Cada leitor é uma forma diferente de tratamento, uns mais impessoais outros mais chegados. É um trabalho muito delicado”.

O acervo vem sendo reformado e atualizado há dois anos, devido à numerosa quantidade de doações e permutas. O Banco do Nordeste, por exemplo, enviou em julho deste ano, exemplares de livros de fantasia, voltados para o público mais jovem. O espaço infantil e a disposição dos móveis foram modificados para melhor atender às necessidades dos usuários, ajudando a superar os problemas estruturais.

Pedro Yvens, 20, frequentador da biblioteca e estudante de Letras, gosta bastante do lugar. “Fiquei sabendo por intermédio de uma amiga. A iniciativa de ter uma biblioteca em um bairro mais carente é ótima, mas poderia haver mais divulgação”, reclama.

Contação de história para os alunos do colégio Nunes Valente (Foto: Arquivo)

Emanuelle diz que as pessoas pouco compreendem as formas de atuação do bibliotecário, não o vendo como um profissional ativo, o que prejudica a ocupação do espaço da biblioteca pela comunidade. “Oferecemos o serviço de busca, organização e disseminação da informação por meio de qualquer unidade onde haja registro, bibliotecas, cartórios, escolas etc.”, informa, ressaltando que essa baixa procura vem mudando. A média de visitas na biblioteca é de 120 a160 usuários por mês. Mas, ações atrativas como as visitas guiadas, presença em eventos e a celebração de datas comemorativas têm ajudado a aumentar o fluxo.

SERVIÇO:
Biblioteca Comunitária do Conjunto Ceará(BCC)
Centro de Cidadania e Direitos Humanos Lúcio Alcântara, Av. Alanis Maria, n° 461 – Conjunto Ceará, Primeira Etapa
Horário de Funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h, segunda à sexta-feira
Dúvidas e informações na página da Biblioteca no Facebook

Texto: Alice Guilherme (3º semestre – Jornalismo /UNI7)

Tags: , , , , , , , , , ,