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PAULA LIMA: A experiência no segmento do jornalismo de moda

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Jornalista revelou também seus planos e projetos profissionais futuros e atuais

Paula Lima, colunista e apresentadora do programa Closet da TV O Povo (Foto: Carlos Cleber Ferreira)

Paula Lima, colunista e apresentadora do programa Closet da TV O Povo (Foto: Carlos Cleber Ferreira)

A jornalista Paula Lima, 34, já trabalhou na assessoria de comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e nas TVs Jangadeiro e Diário. Na mídia impressa, começou no jornal O Povo onde atuou nos cadernos Vida & Arte, Buchicho e People e, atualmente, é colunista e apresenta o programa Closet na TV O Povo.

Paula Lima fez uma retrospectiva de sua trajetória até aqui, suas experiências e planos profissionais na segmentação de jornalismo de moda. Ela ainda dá conselhos para quem gosta de moda e como aplicar profissionalmente, quer seja na TV, Web ou outras mídias.

Confira a entrevista para o Quinto Andar e mais no vídeo a seguir:

Quinto Andar – Para trabalhar nesse segmento de Moda, como você se preparou? Fez algum curso específico?
Paula Lima: Sempre que surge um curso, eu faço. Já fiz em São Paulo, sobre crítica de moda eestou começando outro agora sobre marketing de moda. Participo de seminários. Tem um, em São Paulo, muito interessante que se chama Pense Moda.Consumo moda,mas,como jornalista.Sempre foi um consumo interessado e sempre li muito, por prazer.Li os livros todos que transitam por essa questão da comunicação, identidade e moda, que é o que a gente tenta fazer no programa (Closet).

QA – Como você analisa o jornalismo de moda hoje e as principais diferenças comparando-o com outras épocas? O que melhorou e piorou?
PL: Não diria assim o que melhorou ou o que piorou. O jornalismo de moda, de antes da febre das redes sociais, era muito mais concentrado nas revistas especializadas, nos cadernos de jornais sobre o tema, e era muito mais forte para ditar o que estava na moda. Hoje, ele está aí para contar as narrativas que a moda se propõe e para conscientizar sobre o consumo. Atualmente quem dita a moda são as blogueiras e as ruas.

QA – E em relação ao público do jornalismo de moda, como você o analisa hoje comparando-o com outras épocas? Para quem é feito o jornalismo de moda hoje?
PL: Acho que o público que lê sobre moda encara ainda essa leitura como algo fútil, porque a moda está diretamente ligada ao consumo. É como se a pessoa estivesse lendo apenas porque quer comprar algo novo. Se você não precisa de algo novo, então soa como futilidade. São pessoas que estão interessadas em estética, em boas histórias. Se assumir como público que ler moda, ainda soa muito como público feminino.

QA – O que pensa sobre o futuro jornalístico no Ceará e no Brasil nessa era de convergência de mídias?
PL: No jornalismo, você tem que trabalhar metade do tempo para cumprir sua carga de trabalho e a outra metade tem que trabalhar por amor à arte, para você não ficar limitado. Penso que sempre vai haver espaço para quem propõe algo novo, nem que seja algo velho feito de uma forma mais apaixonada. E nessa era de convergência, o jornalista deve atrair de todas as formas possíveis o seu leitor.

QA – Na sua trajetória profissional, o que mais contribuiu para se destacar no jornalismo? Como obteve sucesso nesse mercado tão competitivo?
PL: Acho que isso de ter sucesso, ainda não cheguei lá. Estou sempre batalhando para isso. Ler um livro, investir naquilo que você faz, se dedicar com vontade… esse é o caminho.

QA – Quais foram os melhores e piores momentos que você viveu como repórter?
PL:Acho que o pior momento é aquele quando você vai ver a miséria dos outros. O melhor momento é quando você cresce sendo fã de alguém e, por meio do seu trabalho, consegue ter o contato com essa pessoa.

QA – O que Paula Lima tem feito atualmente? Quais seus projetos e planos?
PL: Meu projeto atualmente é que a gente engate uma terceira temporada do Closet. E tenho muita vontade de encontrar um caminho para estudar moda aqui no Ceará. Se a comunicação não se dispor a fazer um mestrado aqui, vou tentar fazer sociologia.

QA – Para quem quer seguir nesse segmento de Moda, seja na TV/Web ou em outra mídia, quais conselhos você daria?
PL: Encontre na arte referências para o seu trabalho: vá a um museu, ao teatro, ao cinema, viaje… leia revistas de moda para encontrar um tom de texto de linguagem, acompanhe as blogueiras, leia teorias que aprofundam suas abordagens, senão você fica limitado e acaba repetindo tudo que já se vê na mídia nacional. Tem que ir além.

Imagem de Amostra do You Tube

Carlos Cleber Ferreira
4º semestre

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