MARKETING DIGITAL: As redes sociais como ferramenta para empreender

Jovens cearenses fazem da criatividade um meio de ganhar dinheiro na internet com originalidade, conquistando visibilidade e sucesso no ambiente virtual

Os jovens gravam e editam os vídeos que são publicados no canal do YouTube. (Foto: Reprodução/Facebook)

Trabalhar por conta própria já virou negócio para muitas pessoas, principalmente quando o assunto é redes sociais. Jovens ganham a vida usando a criatividade em seus perfis, como Facebook, Instagram e YouTube, fazendo destas plataformas seu trabalho.

Um deles é Isaias Junior, 25, natural de Fortaleza. Morando em Portugal há um ano, o rapaz é dono da page Climatologia Geográfica no Facebook, que conta com mais de 4,7 milhões de seguidores. “Larguei o emprego que tinha e passei a dedicar 100% do meu tempo à página”, ressalta.

Criada em 2011, ele afirma que dá para viver muito bem com os resultados obtidos por meio da página, inclusive conseguiu estabilizar a vida em outro país. Os ganhos com a fanpage vêm de publicidade e com websites. “Para conseguir bons rendimentos e sucesso em seu negócio, você terá que ter paciência, fazer investimentos, muita dedicação e às vezes arriscar”, aconselha Junior.

Já os youtubers Leo Gannbiarra, Dudu Souza e Diego Jovino, conseguem através das suas criações uma renda mensal. Os ganhos não foram divulgados por eles, pois a plataforma tem uma política que proíbe os criadores de conteúdos falarem sobre. Leo, o administrador do canal, conta que dá pra viver disso, mas é preciso uma quantidade relevante de acessos. “Até dá pra viver de YouTube, mas até você chegar a um número relevante de acessos, que dê pra você tirar alguma renda mínima para sobreviver, é bem difícil”, conta.

No escritório pessoal, Isaias Junior dedica parte do seu dia criando conteúdo na sua página (Foto: Arquivo Pessoal)

Os lucros com os vídeos vêm de monetização própria do site, que é chamado de “Adsense”, banners e propagandas que aparecem enquanto o internauta está assistindo.

O canal foi criado baseado na página que já faz sucesso no Facebook, o Suricate Seboso. O intuito era monetizar alguma forma as suas produções, já que o face não dá essa opção para os criadores de conteúdo.

Gannbiarra diz que não existe um segredo para o sucesso, mas ressalta que é preciso fazer algo diferencial e se preocupar com a imagem que você passa para o público.

No Instagram, Patrick Oliveira, 18, faz sucesso com publicações em seu perfil, intitulado Celebridades Fortaleza, onde posta conteúdo sobre o mundo artístico em geral.  “Quando comecei, não imaginava que pudesse ganhar dinheiro, foi aí que apareceu a primeira proposta de Publipost”, conta. Questionado se dá para viver com o dinheiro da plataforma, ele afirma: “Dá sim! Sem dúvidas !!!”.

A ideia surgiu pelo motivo de Patrick ser apaixonado pelo mundo das celebridades e essa foi a primeira ideia que veio em mente.  O sucesso demorou um pouco, mas o jovem sempre teve foco e paciência para atingir o desejado.

De acordo com o portal G1, a rede social que mais cresce no mundo é o Instagram, com 700 milhões de usuários ativos todo mês. A artista Selena Gómez é a que ganha mais com a ferramenta, faturando US$ 550 mil (R$ 1,8 milhões) por publicação.

Segundo o site Inteligência Rockcontent, o Facebook é a maior rede social do mundo, com2 bilhões de usuários ativos. Atualmente, é uma das formas mais utilizadas entre aqueles que acessam a internet.

Ainda segundo o Inteligência, a plataforma de vídeos com mais poder mundial é o YouTube e o Brasil é o segundo País que mais utiliza o site.

Texto: Matheus Nunes (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , ,