INOVAÇÃO: Colaboradores de hospital recebem “Papai Noel em Casa”

Projeto entrgou mais de 40 óculos de grau para crianças de escola pública (Divulgação)

Unimed faz evento para funcionários, e desenvolver projeto para alunos municipais com problema de visão

Comemorar o Natal de forma diferente e surpreender a rede de colaboradores. Com esse objetivo, os gestores da Unimed, decidiram que seriam sorteados 50colaboradores do Hospital Regional da Unimed (HRU), na iniciativa que tem o nome de “Papai Noel na sua Casa”. Todas as famílias que receberão a visita do “Papai Noel” serão sorteadas até o dia 18 de dezembro. Cada família ganha uma cesta de café da manhã e, as crianças recebem presentes. Até a segunda-feira, 14, 39 casas já haviam sido premiadas.

O sorteio foi pensado pela equipe de Recursos Humanos do centro hospitalar e somente puderam participaros funcionáriosde mais baixo poder aquisitivo. O objetivo, de acordo com a Assessoria de Comunicação, foi romper a rotina de trabalho de um hospital, onde os profissionais, além do esforço individual e em grupo, acompanham os problemas dos pacientes.

A Assessoria informou, ainda, que o evento foi divulgado amplamente dentro do hospital. Foram utilizados os quatro veículos informativos internos: portal Intranet, displays dos computadores,jornais de bandejas e jornal mural.

Outros eventos

No mês de dezembro, a Unimed também intensifica o Projeto Cuidar do Futuro, da Organização Não Governamental Renovatio. A iniciativa foi criada a partir da pesquisa que mostra que 23% daqueles que deixam a escola antes da última série, não enxergam bem.

O projeto consiste em levar médicos oftalmologistas voluntários do hospital para realizarem consultas, e incentivar a doação de óculos pela internet. No último dia 9 de dezembro, mais de 40 crianças do ensino público foram contempladas pela ideia.

Comunicação

O setor de comunicação da Unimed Fortaleza, responsável por planejar a divulgação das atividades desenvolvidas para o público interno e externo, é composto por cerca de 20 pessoas, divididas entre a sede administrativa, na Aldeota, e o hospital, no bairro São João do Tauape. Elas atuam em células de publicidade e propaganda, mídias, pesquisa de mercado e imprensa.

Segundo a analista de Marketing,Sharllenny Queiroz, a comunicação com a imprensa é feita por uma assessoria contratada, sob o controle do gerente de comunicação da Unimed. Essa empresa terceirizada também é responsável por pautar veículos internos, com dicas do que seria interessante ser publicado. Toda a parte de clipping, coleta de notícias que interessem à Unimed, é realizada pela AD2M Engenharia Comunicação.

Dentro do hospital regional, duas profissionais ficam responsáveis pela comunicação interna.

Os produtos

Facebook – A página Unimed Fortaleza na rede social Facebook, possui cerca de 40 mil seguidores, estando atrás de seu principal concorrente, o Hapvida, que detém 53 mil curtidas.A página não segue uma alimentação contínua e tem a maioria das postagens relacionadas a dicas de saúde, alimentação, alerta para doenças e eventos institucionais.

Intranet – Portal interno na plataforma do wordpress, atualizado com base na demanda que chega aos assessores e com dicas enviadas pela assessoria terceirizada. Com matérias, galerias de fotos e outras informações, pode ser acessado por boa parte dos funcionários.

Display – Os displays dos computadores contêm as informações mais urgentes sobre a instituição. A intenção é comunicar principalmente àqueles funcionários que lidam diretamente com o paciente e não têm acesso à intranet. Exemplo: fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Jornal de Bandeja– Notícias que vêm no forrodas bandejas de pratos no refeitório. Esta folha contém matérias coorporativas, com novidades, mudanças e eventos organizados pelas empresas que ainda vão acontecer. Além disso, possui um “passa tempo” para diversão. É atualizado semanalmente.

Jornal Mural – Éo tradicional flanelógrafo, atualizado quinzenalmente pela equipe. No espaço, as pautas leves dominam com dicas de passeios por Fortaleza e temas internos, como ações desenvolvidas para os pacientes. Também é apresentado o trabalho de algum setor do hospital, para informar sua importância. É no mural que ficam os“aniversariantes da quinzena”. E  semprealgum funcionário é escolhido para ter uma breve apresentação de sua vida.

Estélio Carvalho Neto
6º semestre