Notícias

289 ANOS DE FORTALEZA: Praça do Ferreira, o coração pulsante da cidade

  • bancas
  • cinesaoluiz
  • colunadahora2
  • lojas
  • oswaldocruz1
  • oswaldocruz2
  • pessoas
  • placa
  • placa2
  • pombos
  • predio
Categoria:

Artigos, Texto

0

História, comércio e lazer se encontram no quadrante mais famoso da capital cearense

A Praça do Ferreira, localizada no Centro da cidade, limitando-se pelas ruas Major Facundo, Floriano Peixoto, Pedro Borges e Travessa Pará, não recebe o título de “coração da cidade” à toa. Em uma área de 7.603 metros quadrados, a praça reúne prédios históricos, lojas modernas, cinema, bancas de revistas, farmácias, monumentos e milhares de pessoas, que passam por lá diariamente, seja para trabalhar, comprar, se divertir ou simplesmente deixar o tempo passar.

Foi inaugurada em 1920 e já teve cinco denominações. A que ficou até hoje, porém, é uma homenagem ao boticário Ferreira, ex-vereador de Fortaleza que, em 1871, quando era presidente da câmara municipal, realizou uma reforma na área e urbanizou o espaço.

Ao longo do tempo, passou por algumas reformas, mas a que mais marcou foi em 1933. A praça ganhou a Coluna da Hora, que passou a servir como ponto de orientação para os fortalezenses. O monumento foi derrubado, mas em 1991 foi construído novamente, em um estilo bem diferente do anterior.

No dia 29 de maio de 1934 foi instalada a drogaria e farmácia Oswaldo Cruz. Ela funciona em um dos prédios mais antigos e bonitos de Fortaleza, o que torna o estabelecimento único e peculiar, sem nenhuma semelhança com outros do mesmo gênero, com o piso de mosaico, prateleiras antigas e balcões de madeira. É um pouco da Fortaleza da década de 1930 na modernidade.

Outro prédio histórico que se encontra na praça é o Cine Teatro São Luiz, que recentemente foi restaurado e reinaugurado pela Secretaria da Cultura do Ceará. Já foi o melhor cinema de Fortaleza e um dos mais luxuosos do Brasil, com peças de decoração vindas direto da Europa. Hoje, é só mais um prédio que tantas pessoas passam por ele e não têm noção da importância que um dia ele já teve. Mas, esta história tem tudo para ser recuperada, quando o espaço for literalmente devolvido à cidade.

No cruzamento das ruas Guilherme Rocha e Major Facundo, o Excelsior Hotel é outro ponto importante da praça. O prédio de mais de 80 anos foi o primeiro arranha-céu da capital cearense e já hospedou o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Atualmente, sua arquitetura e beleza são exploradas nos finais de ano, quando acontece o Natal de Luz. O prédio é todo iluminado e tradicionalmente decorado, para receber em suas sacadas o Coral de Luz das crianças, cantando as principais canções natalinas e encantando a todos que passam por ali a partir das 18 horas de todo dia de dezembro.

A Praça do Ferreira é, portanto, o coração pulsante de Fortaleza. E tradicionalmente é assim porque está sempre aberta para receber quem for, seja o aposentado que vai à praça “ver o movimento”, a família que quer pegar uma sessão no Cine São Luiz, a mulher que vai comprar seus remédios na Oswaldo Cruz ou a estátua viva que tenta ganhar uns trocados…

Clara Jovino
5º semestre

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.