289 ANOS DE FORTALEZA: Incentivo do cinema interagindo bairro com a cidade

Reportagens, Texto

Realizador audiovisual cearense e cineclubes levam opção de filmes alternativos para fora dos circuitos de cinemas fechados

Alex Fedox criou o Cine Molotov em 2009, em seu período de estudos audiovisuais (Foto: Thiago Daniel)

Falar em exibição de filmes em Fortaleza logo se associa a salas superlotadas e filmes Blockbusters nos cinemas de grandes shoppings espalhados pela cidade, cobrando o preço do conforto e do status de se estar em um shopping. O cinema não se torna acessível para quem tem uma condição financeira menos favorável. Ao contrário, passa a ser um limitante e excludente diante da sociedade.

Pensando nesta apropriação da cidade e da acessibilidade gratuita ao cinema, Alex Fedox, um realizador audiovisual cearense, 33 anos, resolveu se envolver de forma direta com os cineclubes de Fortaleza. Em 2008, Fedox, como gosta de ser chamado, recebeu formação prática e teórica em um curso de formação para exibidores na Vila das Artes e criou o Cine Molotov, em 2009, no período de formação na Vila.

O nome foi escolhido devido ao poder reacionário que o coquetel Molotov possui, pois em seu contexto histórico, a juventude finlandesa combateu um diplomata chamado Molotov durante a invasão Russa à Finlândia na Guerra do Inverno, em 1939, criando esta arma com garrafa, gasolina e fogo, batizando com o nome do ditador.

Os cinemas de rua, ou mais conhecidos como “cineclubes”, são uma opção de exibição de filmes alternativos, que não se encontram dentro do circuito de cinemas de shoppings. Eles possibilitam o acesso às produções locais de realizadores audiovisuais em diferentes bairros da cidade. O cineclube não se resume apenas à exibição do filme, mas também realiza discussões com os moradores e mediadores, exibindo filmes relacionados com alguma temática que o bairro enfrenta, favorecendo e incentivando a interação do bairro com a cidade.

O nome foi escolhido devido ao poder reacionário que o coquetel Molotov possui (Foto: Thiago Daniel)

O Cine Molotov exibe filmes longas ou curtas metragens de realizadores independentes do Ceará que não tinham acesso a festivais de cinema. Busca também formas de intervenções na cidade por meio de projeções realizadas pelo grupo Molotov Arte e Multimídia, onde além do cineclube, também promovia realizações audiovisuais e artísticas, como está envolvido com outros grupos de intervenção urbana, entre eles o Bike Escola, promovido na praça da Gentilândia.

Alex é Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Cineclubes que conta com a participação dos cineclubes Cine Gastrô, Cine Cururu, Cineclube CCBNB, Coletivo Provocações e Sinestesia de Ação Tátil. O Cine Molotov é mantido por editais. O primeiro deles foi o projeto Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que promove a formação de cineclubes e fornecem equipamentos para as exibições. Em 2014, Alex foi contemplado com o edital de cinema e vídeo na categoria de exibidores para apresentar documentários relacionados ao golpe militar de 1964.

Para mais informações confira o blog do Alex Fedox e do Cine Molotov.

Thiago Daniel
6º semestre