Notícias

289 ANOS DE FORTALEZA: Beijo em forma de palavras

Categoria:

Reportagens, Texto

0

O publicitário Serginho Gouveia viu na criatividade, um objeto de geração de amor e motivação à cidade

“Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos”
Madre Teresa

 

É cada vez mais comum andar por Fortaleza e se deparar com palavras gentis (Fotos: Arquivo Pessoal)

É cada vez mais comum andar por Fortaleza e se deparar com palavras gentis (Fotos: Arquivo Pessoal)

Capital da terra do sol, do amor e da luz, Fortaleza é uma cidade pujante, que chega aos 289 anos com muito vigor e alegria. E,falar de Fortaleza, é lembrar seus personagens que com ela se identificam e que não são poucos. É muito comum achar pessoas marcantes para a cidade, além daquelas que buscam diariamente fazer de Fortaleza um lugar melhor para se habitar.

Foi pensando neste cenário que surgiu o Beijo na Cidade, projeto de Serginho Gouveia, publicitário cearense, de 37 anos. Ele usa a criatividade para trazer bons sentimentos para os fortalezenses.

Nos últimos anos, está cada vez mais comum andar pela cidade e se deparar com palavras gentis que, muitas vezes, conseguem dar novo sentido à sua rotina. Em dias de correria e estresse constante, ler frases inspiradoras, de reflexão e diálogo, que ajudam e inspiram a sorrir.Isso torna o dia a dia mais animado e fácil de viver.

A ideia foi motivada a partir de um blog que o publicitário possui desde 2009. O portal contém frases de autoria dele e sobre diferentes assuntos.Serginho teve a ideia, então, de fazer uma seleção das frases de mais efeito e das que pudessem trazer mais reflexão, com o intuito principal de melhorar a vida das pessoas.

Com isso, criou o #beijonacidade, como uma forma das pessoas terem acesso às frases, sem ser preciso acessar o blog. Na prática, era provocar maior impacto, pelo fato de ser visto,de dentro do veículo, durante um passeio pela cidade ou na hora daquele engarrafamento estressante.

O projeto consiste em frases grafitadas por meio de stencil (técnica usada para aplicar um desenho, ilustração ou qualquer outra forma figurativa, que se dá pela aplicação de tinta, aerossol, porá meio do corte ou perfuração em papel ou tela), onde essas expressões, sempre positivas, podem dialogar com as pessoas.

Quando o assunto é a realidade de Fortaleza, Serginho destacou que vivemos numa época de contradições. “Todos os dias vemos nos meios de comunicação notícias que nos fazem perder a fé na humanidade e outras que nos fazem renovar essa mesma fé. Por isso, é preciso compartilhar cada vez mais os bons exemplos. O #beijonacidade tem esse objetivo: provocar a reflexão das pessoas, provocar mais gestos de amor e gentileza, dar bons conselhos.”

Imagem de Amostra do You Tube

Ele confirma ainda que recebe ótimo feedback do projeto. Pessoas tiram fotos e publicam nas redes sociais, outras compartilham as imagens, mandam mensagens e vão divulgando o trabalho quando comentam com outras pessoas.

Além do #beijonacidade, o publicitário desenvolve alguns projetos em paralelo, aos quais vem dedicando muito de seu tempo nos últimos anos. “Sou uma pessoa inquieta. Quero fazer coisas criativas fora da propaganda. Cada um pode fazer alguma coisa pra ajudar os outros. Essa é a minha maneira, usando minha criatividade.”

As frases circulam pelas ruas de Fortaleza. No aterro da Praia de Iracema, por exemplo, é possível encontrar várias delas, sejam em lixeiras, postes, nas calçadas, em espaços particulares e também comerciais.

Além de ser redator publicitário, Serginho produz festas e também ataca de DJ. Ou seja, tem uma rotina bastante corrida e cansativa, mas, mesmo assim, busca tempo para fazer suas intervenções e assim colorir não só a cidade, como também o dia dos cidadãos que aqui vivem.

Natural de Fortaleza, Serginho que em suas intervenções assina como SG, ainda destaca. “Já tive algumas propostas de trabalho para morar em outras cidades, mas nenhuma chegou a fazer minha cabeça a ponto de trocar minha cidade. Amo morar aqui. Com todos os problemas que temos, é aqui que quero continuar vivendo. E, da minha maneira, quero contribuir para fazer de Fortaleza um lugar mais caloroso, amável e digno para todos que aqui vivem.”

Cearense usa a criatividade para trazer bons sentimentos para os fortalezenses (Fotos: Arquivo Pessoal)

Cearense usa a criatividade para trazer bons sentimentos para os fortalezenses (Fotos: Arquivo Pessoal)

Fortaleza mudou bastante nos últimos anos. Alguns aspectos para melhor, outros para pior. Mas, de todas as mudanças, Serginho conta que a mais significativa são nas pessoas. “A relação delas com a cidade, de como cuidar, se locomover, se divertir nos espaços públicos. As pessoas estão mais conscientes, mas isso é um processo ainda em formação e amadurecimento. E cabe a cada um de nós fazer a nossa parte.”

É notório em cada palavra o amor que o publicitário carrega pelo projeto. Além de querer fazer o bem pelas pessoas, as intervenções também trazem umapaz interior, e é isso que ele tenta passar para quem o questiona. É importante perceber que cabe, a cada um de nós, não somente querer o bem da cidade, mas depende mais ainda fazer o bem. Além de falar, achar legal e bonito ver as outras pessoas fazendo movimentos, é necessário um olhar para dentro de nós, e encontrarmos o que podemos fazer para tornar nossa cidade um lugar melhor para se viver e, principalmente, para se praticar a gentileza e o amor ao próximo.

 

Ravena Cascaes
7º semestre

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.