MEMÓRIA EM PAUTA: Além de histórias os momentos do fazer jornalístico

Memória em Pauta

Segunda edição da revista recupera e registra a trajetória de jornalistas, além da forma como o jornalismo foi modificado pela evolução tecnológica

Televisão e academia, música e futebol, cinema e redação, Imagem e vídeo, design e histórias em quadrinhos, esportes e comunicação pública, cultura e maracatu, política e romantismo. Bem que poderia ser a divisão das editorias de um veículo de comunicação. Mas, na verdade, é um resumo de experiências profissionais que dignificam o jornalismo cearense.

As áreas de atuação da sequência acima revelam um pouco de Fátima Bandeira, Fernando Adeodato, Frederico Fontenele, Igino Pereira, Geraldo Jesuíno, Luiz Pedro, Paulo Tadeu e Paulo Verlaine. Eles são os personagens da segunda edição da Memória em Pauta, revista digital do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), semestre 2019.1, com orientação e edição do professor Miguel Macedo.

Produto da Comunicação da UNI7, a revista ganha espaço para visualização no portal Quinto Andar. Desta edição participaram os estudantes Bianca Kethulen, Carlos Holanda, Erika Chagas, Gerliane Viana, Iara Fontes, Eduardo Almeida, Juliane Cavalcante, Lya Cardoso, Marcela Benevides, Paloma Negreiros, Pedro Saraiva, Vinícius Braga, da turma Projeto em Mídias Convergentes, e Vitória Barbosa, de Projeto Experimental em Jornalismo Impresso.

A diagramação e concepção da capa é da estudante Lara Silveira, bolsista do NPJor. O projeto de design editorial original da revista foi concebido pelo professor Humberto Araujo, em parceria com a designer Julia Havt, ex-aluna da UNI7.

A primeira matéria é do Igino Pereira, página 6 – Produtor de imagem

A do Frederico Fontenele está página 10 – Entre a ficção do cinema e a realidade do jornalismo

A do Paulo Tadeu é página 12 – Cultura, maracatu e jornalismo

A do Paulo Verlaine é página 16 – O mundo da política de quem vive jornalismo

A do Fernando Adeodato é página 20 – Universos da música, esportes, noticiário nacional e internacional

A da Fátima Bandeira é página 24 – TV Ceará, Canal 5 como escola

A do Luiz Pedro é página 26 – Jornalismo esportivo, de cidade e comunicação pública

A do Geraldo Jesuino é página 30 – Do design editorial às histórias em quadrinhos

Reportar um pensamento sobre o processo de feitura do Jornalismo. O alvo da revista MEMÓRIA EM PAUTA foi, desde o início, um tipo de imersão que pudesse alcançar os porões da atividade. Que conseguisse estampar, nessas páginas, emaranhados de reflexões que resultaram e ainda resultam no que é consumido em jornais impressos, televisões e rádios, mas que, ao mesmo tempo, não fazem parte do que é veiculado cotidianamente.

Foi possível que isso se materializasse por meio da escuta atenta dos donos das diferentes percepções sobre o mesmo assunto. Aqui, aparece quem registrou e construiu a história pelo texto, pela imagem, pelo vídeo ou pelo som. Quem esteve atento ao dinamismo e aos segredos do poder público, da cidade de Fortaleza, da produção cultural e do futebol.

Espalhados, treze alunos-repórteres reuniram esforços para sugar de oito profissionais, os da chamada ‘velha-guarda’, o máximo que eles poderiam fornecer de respostas. O caminho entre revista e leitor – e vice-versa – foi pavimentado pelo projeto gráfico cuidadoso do professor Humberto de Araújo e Julia Havt, com a diagramação da estudante Lara Silveira e capa de Aldemir Neto. Daí surgiu memórias, causos e avaliações sobre a produção jornalística do passado, por vezes em comparação com a prática do presente.

Na esteira disso tem-se, principalmente, a reafirmação de valores atemporais que regem a profissão. Comportamentos que pedem, como se fossem mantras, a prática repetida. E talvez sejam mesmo. É uma forma de dizer que, apesar de a maré vir contra os que gostam de estar com o gravador ligado, sobreviverão a apuração responsável, o texto límpido, a checagem rigorosa e o conteúdo que mergulha. Resistirão, portanto, as boas recordações.

Clique na imagem para conferir a revista Memória em Pauta

Tags: , , , ,