Vem pra rua!
Os meses de junho e julho de 2013 entraram para a história do Brasil. O gigante que, atualmente, parece estar adormecendo, esteve no auge do seu despertar, e em Fortaleza não foi diferente. Por meio das redes sociais, uma mega mobilização estava armada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, 80 mil pessoas participaram da manifestação do dia 19 de julho.
Chegando ao local marcado para a concentração, em posse de minha câmera, não tinha a real noção do mar de gente que estava lá exercendo seus direitos. Confesso que temi retaliações por parte da polícia, baseado no que tinha visto nas manifestações do Rio de Janeiro e São Paulo. Crianças de rosto pintado, idosos segurando seus cartazes fazendo suas reivindicações.
De um ponto estratégico, próximo a um supermercado, ao bloqueio montado pela Fifa, milhares de pessoas gritavam palavras de ordem em meio a bombas de gás lacrimogênio e correria. Com certeza, as palavras que mais foram ouvidas foram: #VemPraRua! Sem violência (em referência aos possíveis abusos da polícia aos manifestantes). Rostos pintados e cobertos, além de policiais sem identificação, marcaram essa manifestação, destaque nas manchetes dos jornais Brasil afora.
Não podemos deixar o gigante adormecer, caso contrário serão outros 513 anos de espera.
Raoni Souza
7º semestre