SEMANA ABRE: Projetos acadêmicos, Intercom e riso marcam abertura de 2017.1

Alunos, professores e ex-alunos da Comunicação agitaram salas, corredores e o auditório da UNI7 em diversificada programação

Ex-aluno da UNI7, comediante Moisés Loureiro fez rir, mas chamou o público para refletir sobre temas sérios no humor (Fotos: Rinaldo Duarte)

(Fotos: Rinaldo Duarte)

A novidade da Semana de Abre dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda foi, antes de tudo, receber alunos e professores como Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Em clima de descontração, a abertura do início de semestre dos cursos de Comunicação Social foi feita pelo coordenador Dilson Alexandre, nos períodos manhã e noite da quarta-feira, 8, no auditório do 2º andar. O convidado do evento foi o publicitário e comediante Moisés Loureiro, ex-aluno da UNI7.

Dilson fez um retrospecto das atividades e anunciou os projetos internos e de extensão da Comunicação Social, que irão acontecer durante o semestre 2017.1, com destaque para o Intercom Regional, que será realizado em Fortaleza. O tema foi apresentado pelos professores Davi Rocha e Tarcísio Bezerra.

O coordenador deu informações sobre os eventos com participação dos alunos. Dentre o Projeto Roteiros e o UNI7 no Centro que passaram por algumas alterações para atender e dar mais oportunidades de experiência para os alunos calouros e veteranos. Dilson exibiu ainda o e-book da primeira edição do Roteiros, em Canindé, com projeto gráfico da professora Moema Braga. Com textos, fotos e entrevistas sonoras, o livro, tem o professor Miguel Macedo como organizador, estará disponível brevemente no portal Quinto Andar.

Para o aluno Carlos Holanda, do 5° semestre do curso de jornalismo, a Semana Abre é de uma importância muito grande no auxílio da orientação dos jovens universitários. Muitas vezes os estudantes estão focados no mercado, mas se esquecem do ambiente acadêmico, que concentra uma riqueza de experiências que podem ser vivenciadas. Durante toda a Semana, o Diretório Acadêmico organizou atividades, com discussões e bate-papos na programação.

Os professores Davi Rocha e Tarcísio Bezerra também trocaram algumas ideias com os alunos. Ambos destacaram a participação no Intercom, que é um congresso nacional, e que vai reunir alunos de comunicação de todo o país, final de junho, em Fortaleza. Os professores convidaram todos os alunos e ressaltaram a importância de uma atividade deste nível no currículo.

Ainda na troca de informações, o ex-aluno e hoje publicitário e comediante Moisés Loureiro, 24, levou o público às gargalhadas. Mostrou seu jeito inovador de fazer humor, de uma forma que quebra alguns tabus presentes no humor cearense e sempre reforçam algumas de suas opiniões, que o próprio Moisés destacou durante a apresentação.

Em novembro de 2016, o texto do comediante “Qual é a graça da bicha?”, em seu perfil no Facebook, provocou acirrada discussão. Ele lembrou que o que era para ser uma reflexão acerca do estereótipo dos humoristas com a comunidade LGBT, se transformou num grande debate com profissionais do humor cearense.

“É possível sim trocar ideias com pessoas de pensamentos diferentes levando elas ao riso. O riso é uma arma poderosíssima. Acho que é muito mais fácil convencer uma pessoa sobre o seu ponto de vista, a fazendo rir do que você sendo agressivo com ela”, diz o humorista.

Ítalo Falcão
5° Semestre