SELEÇÃO: Alunas da Uni7 são selecionadas para curso Novos Talentos do O POVO

Blogs, Texto, Uni7 Informa, Web

O curso é promovido pela Fundação Demócrito Rocha, em parceria com o grupo de Comunicação O Povo, e tem duração de três meses

As alunas do curso de Jornalismo da UNI7, Isabela Queiroz ( 4 °semestre) e Nadine Lima (5° semestre), foram aprovadas na 26º edição do Projeto Novos Talentos do “O Povo”, Grupo de Comunicação.
A seleção, dividida em três etapas, prova escrita, entrevista com a equipe de Recursos Humanos e um ciclo de palestras, foi iniciada no mês de fevereiro e teve seu resultado final divulgado nesta quarta-feira, 7. Longe de ser uma tarefa fácil, a seleção exigiu de seus concorrentes conhecimentos de história do Ceará e habilidade com a escrita jornalística. A partir de agora, Isabela e Nadine, vão ter a oportunidade de conhecer a rotina das redações dos diversos meios de comunicação, obtendo treinamento prático em jornalismo impresso e digital, mídias sociais e rádio.
Isabela destacou que o conteúdo apreendido no curso de Jornalismo da Uni7 foi bastante proveitoso e a ajudou na prova escrita : “ Além de revisar todo o conteúdo que aprendi sobre técnicas de produção jornalística para me preparar para a redação, me manter bem atualizada sobre os acontecimentos do mundo, foi essencial para realização das provas de seleção.” Nadine se mostra animada com os desafios que estão por vir: “ Além da programação que já esperamos, com aulas de português instrumental e supervisão de textos por pessoas qualificadas, com certeza, teremos muito conteúdo para agregar”.

Isabela Queiroz aluna do curso de Jornalismo da UNI7
Nadine Lima aluna do curso de Jornalismo da UNI7

A felicidade com o resultado também contagia os professores da Uni7, que acompanham a trajetória acadêmica dos alunos. Para a professora Vânia Tajra, esse é um momento que merece ser comemorado: “Acredito que seja uma etapa muito importante nas vidas dos alunos, mas também na vida dos professores do curso de Jornalismo da Uni7. As aprovações no processo seletivo demonstram o nosso compromisso com o mercado”.

A professora Ana Márcia Diógenes também comentou sobre a aprovação de Nadine e Isabela no processo seletivo. “É muito importante quando vemos nossos alunos, como a Isabela e a Nadine, entrando no curso. E mostrem que nós, enquanto centro universitário, estamos contribuindo para uma boa formação desses alunos. E incentivo que todos os alunos fiquem de olho para a próxima edição do Novos Talentos. É muito importante que os alunos vejam isso como uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. “O jornalista Plínio Bortolotti, Coordenador do Curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo, reiterou a importância do curso na formação prática do estudante: “Conhecer, na prática, como funciona uma redação jornalística quando ainda se é estudante faz diferença no futuro. Com as aulas teóricas, comigo e com a jornalista Daniela Nogueira, e a experiência na produção, apuração e escrita dos conteúdos, supervisionados pelos editores, proporcionamos uma vivência muito produtiva e marcante para os estudantes. O resultado, após o curso, é sempre surpreendente”.

Ana Marcia, professora do curso de Jornalismo da UNI7
Coordenador do Curso Novos Talentos do Grupo O POVO

Nesta edição do projeto, os fundamentos do curso continuam os mesmos: os estudantes conhecem a prática da reportagem no dia a dia da redação, têm seus textos revisados em aulas teóricas e também passam por um curso de português instrumental para jornalistas. A partir dessa prática, conversa-se, durante as aulas, sobre ética, método jornalístico, relacionamento com fontes e outros temas próprios da profissão e à medida que as editorias vão sendo ampliadas, cresce a participação dos estudantes nas redações.

O Curso Novos Talentos é uma porta de entrada no Grupo de Comunicação O POVO e uma capacitação profícua e cuidadosa para os estudantes. Cerca de 80% dos concludentes continuam no Grupo de Comunicação como estagiários ou repórteres.
O curso tem duração de três meses e oferece aulas de redação, método jornalístico e português instrumental. Ao final do curso, os concludentes têm direito a um certificado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) e pelo Jornal O POVO. A certificação é concedida desde que tenham sido cumpridas uma frequência mínima de 75% e nota mínima 6,0 em todas as disciplinas oferecidas no curso.
Através do curso, O Centro Universitário 7 de Setembro e o Jornal OPovo reforçam sua parceria no compromisso de formar profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho.

25° Turma dos Novos Talentos

Texto: Cesar Rodrigues  (3° semestre -Jornalismo/UNI7)

Tags: , ,