Sala de Notícias simula fechamento de edição

Evento reuniu alunos e professores de comunicação para fechamento das novas edições da revista Matéria Prima e do jornal Papiro

Alunos e professores reuniram-se para edição final do jornal Papiro e da revista Matéria Prima. (Foto: Tarcísio Feijó)

Correria, vozes alteradas e preocupação com o deadline. Assim pode ser descrita a mais recente edição da Sala de Notícias – iniciativa da coordenação dos cursos de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro (Fa7) -, que simula a rotina de fechamento de jornais e revistas. O momento ocorreu na noite da última sexta-feira, 29, em dois laboratórios de informática do quinto andar da faculdade.

O propósito do evento é reunir estudantes e professores de diferentes áreas da comunicação para editar os novos números da revista Matéria Prima e do jornal Papiro – o último, que teve seu projeto gráfico modificado no início deste semestre. Para o professor de jornalismo e chefe de redação da Sala de Notícias, Miguel Macedo, a oportunidade possibilitou nova dinâmica de trabalho. “Temos estudantes de diferentes semestres. Acredito que isso dê resultado muito positivo na medida em que nós avançamos, a cada período, na realização deste evento”, destaca o professor.

O perfil variado dos alunos que participaram desta edição da Sala de Notícias deve-se, basicamente, ao fim das disciplinas de Produção e Edição de Revistas e de Jornal Laboratório, outrora ministradas, respectivamente, pelo professor Miguel Macedo e pela professora Edma Gois, editora-chefe da Sala. “Temos como avaliar narrativas e estilos de alunos do primeiro ao oitavo semestre”, ressalta Miguel Macedo, ao falar sobre a possibilidade de ampliação da percepção dos próprios estudantes sobre suas produções.

Neste semestre, o tema da revista Matéria Prima é "Famílias". (Foto: Tarcísio Feijó)

Neste semestre, o tema da revista Matéria Prima é “Famílias”. (Foto: Tarcísio Feijó)

O estudante de jornalismo Gustavo Freitas, do terceiro semestre, comenta sobre sua primeira participação na atividade. “Estamos na metade da formação. Essa abertura faz com que nós já peguemos o ritmo de uma redação e coloquemos em práticas técnicas que aprendemos desde o início”, pontua o aluno.

O mesmo é compreendido pela também estudante de jornalismo Lylla Lima, que cursa o sexto semestre. “Percebemos que a matéria não depende só do repórter. É uma caminhada longa, mas bem bacana”, comenta Lylla. A estudante destaca também que é a sua segunda participação na Sala de Notícias. “Na primeira vez, eu era repórter. Agora estou como designer”, explica.

Tags: , , , , , , , ,