SALA DE NOTÍCIAS: Jornal Papiro 2019.1 é diagramado por alunos de jornalismo

A atividade contou com orientação de professores e participação de monitores do Núcleo de Design Editorial (Ned) e de Fotografia

Dedicação, euforia e atividade prática fizeram a Sala de Notícias se tornar semelhante a uma redação de jornal. Os alunos da disciplina de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, ministrada pela professora Ana Márcia Diógenes, diagramaram seus textos e fotos no último sábado, 4, no quinto andar do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). O coordenador do curso de jornalismo, Magela Lima, abriu os trabalhos da Sala de Notícia destacando sua relevância, por aliar teoria à prática e auxiliar na preparação para estágios.

Além de Ana Márcia, que é a editora-chefe do Papiro, os professores Jair Vieira, Humberto de Araújo, Diego Henrique e Miguel Macedo também estavam presentes e deram instruções e dicas aos alunos na diagramação dos textos e fotos, facilitando o aprendizado e a melhor execução da atividade. Para Anderson Souza, do 4º semestre, a atividade é interessante pelo fato de fazer com que o aluno vivencie a realidade dos jornais e as dificuldades e correrias da redação no fechamento de uma edição.

Os professores Miguel Macedo, Ana Márcia, Magela Lima, Humberto Araújo, Jari Vieira e Diego Henrique discursaram na abertura da Sala de Notícias sobre a importância da atividade

De acordo com Ana Márcia, a Sala de Notícias tem como objetivo ser uma verdadeira redação de jornal, apresentando contratempos rotineiros, como o corte e ampliação dos textos já finalizados, e um lugar onde seja possível “desenvolver a química de, além de escrever, saber cortar, e ter um pensamento estratégico em relação a edição de um jornal.” Onivaldo Araújo, aluno do 4º semestre, falou que a proposta da Sala é relevante para o portfólio do aluno, pois, há o contato com outros ângulos do jornalismo, que além das palavras, dá espaço ao design e a parte visual.

Para tornar a Sala mais semelhante à realidade, os alunos não diagramaram a própria matéria, a fim de facilitar os cortes no texto, por exemplo

Os assuntos que integram esta edição do Papiro são Violência sexual contra crianças e adolescentes, Trabalho infantil, Empreendedorismo feminino, Dialetos regionais, Romarias da 13 de maio, Presentes criativos para o dia dos namorados, dentre outros. As pautas foram escolhidas para serem trabalhadas durante todas as etapas da disciplina, Verificação Parcial 1, Verificação Parcial 2 e Verificação Final, na produção de texto para o Papiro, podcast e vídeo para o Instagram, respectivamente. O Papiro 2019.1 estará disponível aqui no Quinto Andar, no mês de junho. Para conferir as edições anteriores, clique aqui.

Texto: Bruna Ramos (4º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Jefter Neri (2º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , ,