PUBLISEARA: 3ª temporada resgata pioneiros da propaganda cearense

Iniciativa tem proposta de documentar a memória da propaganda cearense e conta com nomes de referência da área local como personagem principal

A publicidade cearense não conta, atualmente, com muitas referências bibliográficas relativas às memórias da profissão no estado. Ao procurar mudar este cenário, o professor Fernando Nobre Cavalcante, de Publicidade da UNI7 (Centro Universitário 7 de Setembro), organiza todo semestre, na disciplina de Mídia, o Publiseara, trabalho onde alunos entrevistam personagens reconhecidos da área local. E, nesta quarta-feira, 29, foram apresentados dois documentários na sala 520, onde os publicitários Paulo Linhares e Maninho Brígido foram os protagonistas.

O primeiro episódio, já divulgado na segunda-feira, 27, foi com Poliana Moraes, a gordinha das Lojas Paraiso. Os outros três episódios tiveram estreia exclusiva para exibição fechadas para alunos UNI7 e ainda não foram divulgados. Respectivamente, serão divulgados a cada mês revelando os segredos e bastidores de Barroso Damasceno (fundador da Scala Propaganda), Paulo Linhares (diretor de criação e atual presidente do Centro Dragão do Mar) e Manhinho Brígido (fundador da Publicinorte e atualmente sócio da EBM/Quintto). A Publicinorte foi a primeira agência de propaganda do Ceará e a Scala Propaganda, a segunda.

Nos vídeos, produzidos pelos alunos, as duas personalidades falaram sobre o cotidiano da carreira, da identidade da propaganda cearense, sobre inspirações e até recordações cômicas, uma das características da publicidade cearense. Comparações do antigo com o novo também foram feitas, principalmente por Paulo Linhares. “Hoje em dia, se escreve pouco em anúncios publicitários”, comentou o publicitário e sociólogo.

Embora o projeto seja idealizado por Fernando, são os alunos que colocam a ‘mão na massa’. Eles fazem a pré-produção e a produção do documentário, sempre acompanhado de perto pelo orientador. E, além dos estudantes de Mídia, o Publiseara ainda conta com os acadêmicos da disciplina de Produção Publicitária em Mídias Digitais, lecionada por Lima Junior.

Essa segunda disciplina fica responsável pelo site da iniciativa. “Os alunos são fundamentais nesse processo. São eles que fazem o projeto acontecer”, exalta o professor.

O Publiseara contou com dois dias de apresentação dos documentários, sendo a última segunda-feira, o primeiro deles. Ainda em fase de acabamento, os trabalhos finais serão publicados no site do projeto, clicando aqui.

O primeiro episódio da terceira temporada, que teve como protagonista a atriz e publicitária Poliana Moraes, já está no ar, e você assiste ele clicando aqui

Texto: Gerson Barbosa (3º semestre/Jornalismo – UNI7)

Foto: Divulgação / Publiseara

Serviço: