OFÍCIO: Jornalista formado na UNI7 compartilha vivências com estudantes

O encontro foi marcado pela troca de experiências no campo do gênero especializado tendo como base a trajetória de Thiago Paiva

Thiago Paiva discutiu com os alunos presentes temas relacionados ao cotidiano do jornalismo

Com passagem pelas editorias de Política, Cidades e Segurança Pública, o jornalista Thiago Paiva participou de uma roda de conversa com alunos da disciplina Jornalismo Especializado I, do curso de Jornalismo, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Além do trabalho nas editorias, ele abordou assuntos como o relacionamento com as fontes e a elaboração de banco de dados.

Ex-aluno da UNI7, Paiva, atualmente faz parte do núcleo de jornalismo investigativo do jornal O Povo. Ele compartilhou com os alunos, histórias da rotina jornalística que vivenciou dentro e fora da redação, levando em conta o tempo em que ainda era estagiário do periódico que neste ano completou 90 anos.

A descredibilidade da imprensa em contraponto à supervalorização de informações duvidosas foi outro tema pautado na discussão. Paiva exemplificou o problema narrando alguns desafios na apuração de informações durante o dia de votação do primeiro turno das eleições deste ano. “Nessa cobertura, uma colega foi abordar eleitores para conversar e foi recebida diversas vezes com truculência por parte de alguns. Muito por conta disso”, lembrou.

Faculdade e trabalho
Um estudo divulgado em maio deste ano pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) revelou que, no Brasil, 76% dos estudantes que optam pela modalidade presencial ao entrar num curso universitário já estão em um trabalho. O dado mostra que uma fatia considerável de estudantes irá ter que manter uma relação entre o ambiente universitário e o trabalho.

A realidade que atinge a tantos estudantes não é diferente da que Thiago teve que passar nos tempos em estava na academia. As dificuldades na divisão de responsabilidades e o duplo aprendizado durante os tempos em que foi estagiário do jornal e estudante, também foram aspectos que Paiva expôs aos presentes.

Na conversa, perguntas foram feitas ao convidado. Atualmente no 8º semestre, o estudante de jornalismo Carlos Holanda questionou sobre o tempo que é dedicado para a elaboração de uma matéria de cunho investigativo. Em resposta Paiva explicou como se dá a divisão de pautas na editoria e que o tempo depende do grau de complexidade da apuração da reportagem.

Sobre essa relação, o professor Miguel Macedo – que ministra a disciplina Jornalismo Especializado I -, exaltou a importância do depoimento que ratifica o trabalho realizado pelos professores de jornalismo da UNI7, com vivência em redação. “É muito boa, porque você reconhece que houve um aprendizado aqui e teve uma aplicação no mercado de trabalho”, pontuou.

Atualmente, além de realizar matérias especiais para o núcleo de jornalismo investigativo do jornal O Povo, Thiago Paiva publica periodicamente comentários, análises e notícias em seu blog no O Povo Online onde escreve sobre temas referentes à segurança pública no Ceará.

TEXTO: Eli Naftali (5° semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , ,