#NOVOSEIXOS: Desenvolvimento de Jogos é tema de palestra na FA7

Estudantes de vários cursos, como Jornalismo e Computação Gráfica, lotam sala para debater sobre os bastidores por trás da criação de jogos eletrônicos

Os jogos e suas narrativas. Este foi um dos assuntos debatidos na palestra Games, Design e Narrativas, que aconteceu nesta quarta-feira, 5, na Semana de Comunicação e Design, na Faculdade 7 de Setembro (FA7). O evento contou com participação dos profissionais Glaudiney Mendonça, coordenador do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Lizie Sancho, professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), com mediação do professor de Publicidade e Propaganda da FA7, Lima Júnior.

Palestra aborda os principais elementos por trás do desenvolvimento de jogos digitais

Palestra aborda os elementos por trás do desenvolvimento de jogos digitais

Os convidados foram questionados sobre os agentes responsáveis pelo desenvolvimento de jogos no mercado mundial. “Normalmente, numa equipe de criação de games, você tem um game designer, que é responsável por elaborar o conceito do jogo, apresentando cenários e características dos personagens”, explica Lizie. Neste processo criativo, Glaudiney conta que ainda não existe uma linha de raciocínio padrão no momento de concepção de jogos. “Em relação à metodologia, não existe um método padrão ou oficial. A questão é ir testando modelos e observando o que vai dando certo e errado”, destaca.

Mas, independente dos métodos utilizados pelos programadores, dois aspectos sempre estão presentes nas mídias. São eles: a narrativa e a história. Para Glaudiney, ambos os termos significam os mesmo conceito, mas, na cabeça de muitas pessoas, essas palavras podem causar muitas divergências. “Na minha concepção, não existe diferença entre história e narrativa. Elas são responsáveis por apresentar uma série de eventos nos jogos, com começo, meio e fim, explicitando uma cronologia de fatos.”

Para explicar essa situação, Glaudiney realizou uma análise comparativa entre as narrativas presentes nos jogos e nos filmes. A principal diferença, para ele, é a questão da possibilidade de bifurcação da história do personagem principal, “que chamamos de narrativa não linear, ou seja, o jogo apresenta uma narrativa que é construída a partir das interações dos jogadores”, observa.

Para Beatriz Rocha, estudante do 8º semestre de Jornalismo, essas palestras com temáticas diferenciadas possibilitam ao aluno enxergar novas oportunidades de mercado. “Nas últimas edições da Semana da Comunicação, os organizadores faziam eventos que eram muito voltados para veículos de comunicação tradicionais, como rádio, televisão e assessoria de comunicação. Neste ano, palestras como esta sobre games possibilitam um novo caminho e visão para os profissionais de jornalismo, como, por exemplo, atuar como roteirista de jogos”, ressalta.

A Semana de Comunicação e Design ainda vai apresentar outras palestras e oficinas até sexta-feira, 7. Confira a programação nas redes sociais do Novos Eixos.

Daniel Costa
8º semestre