MÍDIA: Turma de jornalismo lança projeto Pauta em 60”no Instagram

Os 10 alunos se organizaram em equipes para o desenvolvimento do trabalho, criando grupos de produção, captação, edição e mídias sociais

De acordo com a turma, o objetivo é aliar os vídeos de experiências dos jornalistas, com textos que auxiliem na compreensão de termos específicos utilizados no cotidiano dos profissionais

Apresentando diferentes histórias que marcaram a carreira de jornalistas cearenses, a turma de Projeto em Mídias Convergentes, do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) desenvolveu um projeto de multimídia no Instagram, o Pauta em 60”. Explorando as possibilidades da plataforma e publicando diariamente relatos contados pelos próprios jornalistas, o perfil já possui mais de 80 seguidores e conta com personagens como os jornalistas Nonato Albuquerque, Jáder Santana, Brenno Rebouças, Eveline Frota e Hozana Arruda.

O nome Pauta em 60” faz alusão ao tempo que o Instagram disponibiliza para vídeos em publicações, que é de um minuto, dessa forma, o conteúdo produzido é pautado por estes segundos. De acordo com os alunos da turma, o objetivo é aliar os vídeos de experiências dos jornalistas, com textos que auxiliem na compreensão de termos específicos utilizados no cotidiano dos profissionais e de segmentos do jornalismo. Entre as publicações, há exemplos de “barrigadas”, educomunicação, jornalismo esportivo, investigativo e telejornalismo, além de vivencias pessoais.

Para o desenvolvimento do projeto, a turma de 10 alunos, orientada pelo jornalista e professor de jornalismo Miguel Macedo, dividiu o processo em três partes: Produção, captação e mídias sociais. Cada equipe elaborou suas atividades em ordem e ao final, repassava para os membros da equipe seguinte. A produção entrou em contato com as fontes, marcou entrevistas, reservava os locais e auxiliava as entrevistas. Após esse processo, a equipe de captação gravava e editava os vídeos e fotos. Por fim, a equipe de mídias sociais recebia os materiais, escrevia os textos, publicava e fazia as divulgações.

Gabriel Rodrigues, 21, participou da equipe de mídias sociais. O aluno do oitavo semestre afirma utilizar o instagram constantemente, e colocar o projeto inserido na plataforma foi uma sacada diferente. “As ferramentas que a plataforma disponibiliza são muito favoráveis para a comunicação. Nas mídias nós exploramos esses serviços que já conhecemos, mas aliando ao jornalismo”, destaca o estudante.

Instagram: @pautaem60”

Texto: Suelen Mendonça (8º semestre – Jornalismo/UNI7)
Foto: Rinaldo Duarte

Tags: , , , , , , , ,