LAZER: Viva o Parque é opção de diversão nos finais de semana

Atrações e dinâmicas gratuitas para entreter, instruir e compartilhar conhecimento sobre meio ambiente

Para quem procura contato com a natureza em Fortaleza, uma dica. O projeto de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e do Governo do Estado, em parceria com a empresa TA2 Evento oferece oficinas para o público que busca atividades saudáveis, aos sábados, domingos e feriados. De 7 às 12 horas, colaboradores auxiliam e orientam a população que usufrui do espaço. O projeto teve início em novembro de 2016 com ações educativas, esportivas, musicais e ambientais no Parque do Cocó e no Parque Botânico de Caucaia.

Público aproveitando as oficinas ao ar livre (Foto: Bianca Kethulen)

Atividades como trilha ecológica, plantio de mudas, dança de salão e zumba são algumas disponibilizadas para os adultos. O público infantil pode ter acesso à construção de brinquedos recicláveis por meio de garrafas pets, resgate de brincadeiras antigas como pipa e pião, como informa Antonio Neto, responsável pela organização do evento.

A esperança de quem frequentava com a família e amigos o parque na infância, foi renovada pela realização do Viva o Parque, como relata Gisleide Macedo. Moradora do bairro Parangaba é conhecida pelos funcionários por constante presença. “Aqui é muito bom. Lazer todos os finais de semana, feriado e minha filha também trabalha aqui com eles. Um bom local para a família e quase sempre estou aqui.”

Os exercícios são gratuitos e a assistência oferecida pela TA2 Eventos, Secretaria do Meio Ambiente e o Governo do Estado no Parque do Cocó é ampla. Tem espaço para quem quer fazer piqueniques, aniversários, confraternizações, contando com duas ambulâncias e policiamento no ambiente.

Antonio Neto, um dos responsáveis do Viva o Parque (Foto: Bianca Kethulen)

Vitoria Magalhães, aluna da Fundação Social Raimundo Fagner da Paupina, foi conhecer o local com a sua turma e professores pela primeira vez. “Todos os anos escolhemos um tema para abordar e o deste ano foi turismo sustentável. Por isso decidimos vir pra cá.” Questionada sobre a experiência, a estudante acrescentou: “tá sendo muito legal. Não sabia que era tão legal assim. Vou voltar.”

A localização do Viva o Parque é na Avenida Engenheiro Santana Junior esquina com Av. Padre Antônio Tomás. É possível conferir imagens das práticas exercidas na página dos organizadores TA2 Eventos no Facebook ou pela hastag #vivaoparque no Instagram e Facebook.

Texto: Bianca Kethulen Araujo Dias (5º Semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , ,