Notícias

IMPEACHMENT: Processo é tema de discussão e análise

Categoria:

Uni7 Informa

0

Especialistas de diversas áreas debatem o tema e orientam alunos sobre o momento político do país

Processo de impeachment é discutido por especialistas

Processo de impeachment é discutido por especialistas

Em meio ao atual cenário político brasileiro, a XV Jornada de Direito e Cultura, realizada pela Faculdade 7 de Setembro (FA7), promoveu um debate na noite de terça-feira, 19, no Teatro Nila Gomes de Soárez. O tema foi o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, em curso agora no Senado Federal.

Para formar a mesa de debates foram convidados: André Haguette, sociólogo e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC); o advogado e professor Fernando Castelo Branco Salles Jr; o procurador do estado Fredy Bezerra de Menezes; o procurador do município Martônio Mont’Alverne e o diretor institucional do jornal O Povo, Plinio Bortolotti. A mediação ficou por conta do professor Felipe Barroso.

Os participantes debateram o andamento do processo e fizeram análises de acordo com suas áreas. Temas como admissibilidade das acusações, lei orçamentária, corrupção e pedaladas fiscais foram pautas do debate. “Do ponto de vista jurídico, os argumentos levantados são um pretexto para a resolução de um impasse político que se arrasta desde as eleições de 2014”, aponta o advogado Salles Jr, que abordou os aspectos jurídicos do processo. O procurador do estado Fredy Bezerra de Menezes diverge. “Acho excelente que vários recursos tenham sido levados ao Senado Federal. Isso apenas legitima e traz a tranquilidade de que esse processo está correndo dentro dos limites da democracia”, disse.

Para o sociólogo André Haguette, o cenário político atual e os problemas enfrentados são consequências do fraco empenho da população com a política e o sistema vigente. “O nosso sistema político tanto é corrupto como é corruptor. As instituições é que fazem uma sociedade, portanto se as instituições levam à corrupção teremos uma sociedade corrupta como é a nossa. Mudar a cultura política é papel dos jovens”, pontuou Haguette.

“Deixei minha cabeça totalmente aberta para ouvir as opiniões e acho que é isso que todos deveriam fazer. Esse debate é interessante pra gente saber o que acontece na política, pois ela interfere na nossa vida”, destaca a aluna Sarah Lima, do 3º semestre do curso de Direito.

Dyego Viana
3º Semestre

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.