IJF e Bar do Anísio são temas de livros-reportagens

Um hospital e um bar tradicionais de Fortaleza ganham papel de protagonistas em dois livros-reportagens que serão lançados no dia 21 de  novembro, quinta-feira, no VI Festival UFC de Cultura – Multiculturalismo e raízes

O lançamento de Bar do Anísio – Casa de liberdades, de Isabela Bosi, e IJF – Histórias despercebidas de um hospital, de Juliana Diógenes, começa às 19h30 no Mambembe – comida e outras artes, na boêmia Praia de Iracema, com discotecagem indie tropical de Cé da Silva.

Contemplados por edital da Universidade Federal do Ceará e publicados pela Editora UFC, os títulos são lançados com o selo da Série Livros-reportagem. Desde 2011, o projeto leva a público as obras produzidas por jornalistas recém-formados como trabalho de conclusão de curso (TCC).

Capa do livro "IJF: Histórias despercebidas de um hospital", de autoria da jornalista Juliana Diógenes. (Foto: Divulgação)

Capa do livro “IJF: Histórias despercebidas de um hospital”, de autoria da jornalista Juliana Diógenes. (Foto: Divulgação)

Sobre os livros

IJF – histórias despercebidas de um hospital reúne crônicas sobre causos surpreendentes, pessoas comuns e detalhes insólitos do maior hospital de urgência e emergência do Ceará. Conhecido por prestar atendimento a pacientes em estado grave, o hospital é retratado no livro sob o ponto de vista de personagens anônimos: são funcionários da recepção, da biblioteca, da zeladoria e outros setores invisíveis. Um dos capítulos lista as dez coisas que só acontecem no IJF e o que encerra a obra é um relato detalhado, em primeira pessoa, de um plantão médico com duração de doze horas.

Bar do Anísio – Casa de liberdades conta um pouco da história desse bar que existiu na Beira-Mar dos anos 1960 até meados de 1980, reduto da juventude artística, boêmia e transgressora da época. Durante um ano, cerca de 20 frequentadores foram entrevistados – entre eles artistas como Ednardo, Fausto Nilo e Rodger Rogério – e, a partir de extensa pesquisa e das memórias afetivas de cada um, a história do Bar pôde ser reconstruída. O livro contém fotografias e depoimentos divertidos e emocionados sobre uma Fortaleza nem tão distante assim, mas já esquecida por muitos.

Sobre as autoras

Isabela Bosi é formada em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará. Estudou História da Arte, na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), trabalhou como repórter no jornal O POVO e, atualmente, dedica-se a escrever sobre aquilo que a move, com projetos de intervenção urbana e humana.
Contato: (85) 8893.1061 / [email protected]

Juliana Diógenes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará com um semestre na Universidade do Porto (Portugal). Foi

Capa do livro "Bar do Anísio: Casa de liberdades", da jornalista Isabela Bosi. (Foto: Divulgação)

Capa do livro “Bar do Anísio: Casa de liberdades”, da jornalista Isabela Bosi. (Foto: Divulgação)

repórter do jornal O POVO e escreveu para revistas. Mora em São Paulo, é pós-graduanda na Academia Brasileira de Jornalismo Literário e repórter trainee no jornal O Estado de S. Paulo.
Contato: (85) 8640.8263 / (11) 98282.3019 / [email protected]

Serviço

Lançamento dos livros-reportagens Bar do Anísio – Casa de liberdades e IJF – Histórias despercebidas de um hospital
Quando: 21 de novembro, às 19h30-