Notícias

COVID-19: Governador estende decreto do lockdown

Categoria:

Uni7 Informa

0

Lockdown estendido em Fortaleza e todo o estado do Ceará.

Medida contra covid-19 vale para todo o estado e se estende até 21 de março

Um novo decreto estabelecido pelo governo estadual do Ceará, no último dia 11, estende o período de suspensão de todas as atividades não essenciais até dia 21. O novo decreto passou a valer no sábado 13 de março. A decisão visa diminuir o número de contaminações por covid-19 e ajudar o sistema de saúde a sair do estado crítico. 

O decreto estendeu o período de lockdown iniciado na sexta-feira 5 de março. Estão proibidas quaisquer atividades presenciais que não sejam essenciais. Os setores da indústria e construção civil continuam a funcionar e o setor comercial aceitou a medida com receio. A decisão dividiu opiniões entre os que acreditam na eficácia do isolamento social rígido e aqueles que temem uma piora no setor econômico.  Desta vez, todos os municípios do estado devem aderir a medida.

O cenário atual (também) se deve à chegada da variante do coronavírus que surgiu em Manaus. A nova cepa do vírus apresenta mais resistência e maior capacidade de contaminação. Outro fator agravante foram as aglomerações ocorridas no final do ano passado até fevereiro motivadas pelas celebrações de natal, réveillon, carnaval e o período eleitoral. Com a nova medida, o governo pretende abaixar a curva de contaminação do vírus e aliviar o sistema de saúde que já se encontra no limite de sua capacidade de atendimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, do último dia 2, terça-feira, para a quarta-feira,3 de março, foram contabilizadas 1910 mortes por covid-19 em território nacional. O número causa preocupação e revela que o Brasil como um todo está enfrentando seu momento mais difícil contra o novo vírus. Em Fortaleza, a gravidade da situação se reflete no quase total preenchimento das vagas de leitos de UTI destinados a pacientes com um quadro grave de covid-19. 

O boletim epidemiológico lançado na sexta-feira 12, mostra que o número de óbitos confirmados acumulados por data de ocorrência até o dia de divulgação do boletim foi de 5.319 casos.  

DIFICULDADE NOS PEQUENOS BAIRROS

Com o aumento dos casos do novo coronavírus, os moradores do bairro José de Alencar precisaram mudar totalmente sua rotina. De acordo com o boletim Epidemiológico da Prefeitura de Fortaleza, foram 554 novos casos somente no mês de fevereiro, que é equivalente a quase metade dos moradores do bairro. Com o toque de recolher decretado pelo o Governador Camilo Santana já estava sendo difícil para o pequeno comércio da região, agora com o Lockdown autônomos ficam preocupados em como vão conseguir manter sua renda. 

Dona Eliana, moradora há 15 anos do bairro e autônoma, trabalha todas as noites vendendo pratinho na sua rua. Ela conta que está sendo muito difícil manter seu único meio de renda e com o toque de recolher suas vendas caíram em 50%. Ela cita: “A maioria dos meus clientes eram trabalhadores do bairro que chegavam tarde em casa e procuravam um lugar para se alimentar que fosse rápido e de confiança”.  Agora com o lockdown ela se sente de mãos atadas sem saber como prosseguir com o seu comércio e teme pelo bem estar da sua família.

Até o momento, sabe-se que o coronavírus pode ser transmitido através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato físico ou contato com objetos e superfícies contaminadas. Entre os sintomas constatados, estão febre, dificuldades respiratórias e tosse. 

AUMENTO NA PERIFERIA

Segundo o último boletim epidemiológico de Fortaleza publicado no última dia 26, a capital passa por um aumento significativo no número de casos e óbitos, dentre as 6 regionais da cidade separadas para análise, se destacam os bairros da regional V, que são Acarapé, Bom Jardim, Canindezinho, Conjunto Ceará 1 e 2, Conjunto Esperança, Granja Lisboa, Granja Portugal, Jardim Cearense, Maraponga, Mondubim, Novo Mondubim, Parque Genibaú, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa, Parque São José, Planalto Airton Senna, Prefeito José Walter, Siqueira e Vila Manoel Sátiro.

Com o número de testes positivos da 2° onda quase superando o da 1° na Granja Lisboa, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, ainda são vistos pequenos pontos de aglomerações no bairro, mesmo após o horário determinado para o toque de recolher que é de 20h nos dias de semana e 19h aos fins de semana. Com o novo decreto de lockdown estabelecido pelo Governador Camilo Santana e o Prefeito de Fortaleza José Sarto, é esperado uma maior adesão dos moradores.

A supervisora de telemarketing Sofia Martins, 21, residente do bairro, analisa que o aumento de casos na Granja Lisboa a assusta e falou “estou tomando todos os cuidados para cuidar da saúde da minha família” e completou dizendo que no trajeto do seu trabalho, que fica na Aldeota, até sua casa é visto um desrespeito no uso de máscara e que nem todos usam itens essenciais para prevenção do vírus, como o álcool gel.

A Organização Mundial da Saúde continua a recomendar o uso de máscaras e álcool como ferramentas para diminuir as chances de contágio. 

Mapa de Fortaleza (AMORIM, 2005).

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde. Situação de Fortaleza com a covid-19 até o dia 10 de fevereiro de 2021. Barra do Ceará (vermelho escuro) é o bairro da capital com maior número de óbitos (130) e quarto em número de casos (1913).

Para denunciar ações que desafiem as ordens estabelecidas pelo governo, ligar 190

Para obter outras informações sobre a covid-19, ligar para 155

texto: César Rodrigues( 3º semestre), Monike Lima (3° semestre) Hyago Felix (4° semestre) e Vitor Siqueira ( 5° semestre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.