ESTÁGIO PROFISSIONAL: Desafio é conciliar vida de estudante com a de estagiário

Aluno de jornalismo, André Almeida sugere o portal Quinto Andar como dica para amigos universitários

Encontrar um estágio é um dos tantos desafios no mundo estudantil. Os estudantes de Jornalismo, por exemplo, que, normalmente, entram para o mercado como estagiários ao cursarem o 4º semestre, têm de estar, cada vez mais, preparados para produzir para qualquer plataforma, devido às novas tecnologias que vêm sendo introduzidas na rotina jornalística.

André Almeida escreve para a editoria de Esportes e para o Blog Gol do O POVO (Foto: Daniel Silva)

Com André Almeida,estudante de Jornalismo do 6º semestre da Faculdade 7 de Setembro (FA7) não diferente. Ele participou de um teste, em 2013, para estagiar no jornal O Povo. Concorria para uma vaga no Portal de Esportes, que é sua paixão desde criança, mas acabou sendo chamado para a outra no Portal de Cotidiano. Ao escrever alguns textos para O Povo Online de Esportes, porém, o editor do portal convidou o estudante para escrever sobre o que ele sempre quis. Hoje, André escreve, também, para o Caderno de Esportes e para o Blog Gol, ambos da empresa O Povo.

Assim como André, muitos estudantes, mesmo antes do período para estágios, já começam a enviar seus currículos com a esperança de ingressarem no mercado de trabalho. Afinal, a experiência conta muito e tem um peso enorme no aprendizado, pois é a forma de colocar em prática aquilo que a faculdade ensina, o que ajuda a absorver, ainda mais, o conteúdo visto em sala de aula.

Quando começou a escrever para a edição impressa do jornal O Povo, André lembra que sentiu, sim, uma diferença. As matérias passaram a ser abordadas de uma maneira diferente e o deadline não é mais tão curto quanto quando escreve para o Portal. “Posso estar escrevendo sobre o mesmo assunto, mas, no Portal, é um texto mais curto, mais objetivo e a gente lida muito com a factualidade. No Caderno de Esportes, existe uma coisa mais complexa”, explica.

Se a vida de estudante já é bastante corrida, com provas e trabalhos para entregar, conciliar com uma vida de estagiário ficou bem difícil. Mas André reconhece que, por mais complicado que seja, tem que saber equilibrar. “Essa não é uma coisa que vou abrir mão. Muitas vezes já me senti cansado, mas penso que tem muita gente que queria estar nesse lugar”.

Na redação, a cobrança que André recebe é a mesma dos repórteres com quem trabalha. Ele conta que produz as mesmas pautas e que não há diferenciação de tratamento. “Eles deixam muito claro que, se a gente está lá, é porque confiam na gente”. No começo, quando mandava os textos, percebia que saíam alterados nas publicações, mas, com o tempo, as modificações foram diminuindo e o texto era o mesmo que ele havia mandado.

André recebe a mesma cobrança que outros profissionais já formados e indica o Quinto Andar como experiência prática aos estudantes (Foto: Daniel Silva)

Durante este mês de março, o estudante substituiu o jornalista Bruno Balacó no Programa de Rádio O Povo/CBN. Soube, numa segunda-feira, que havia sido indicado pelo comentarista e, na terça-feira, já estava participando do programa. André explica que a disciplina de rádio concluída na faculdade fez com que diminuísse seu nervosismo nos momentos de gravação. “Foi uma experiência muito boa. Nunca havia feito rádio fora da faculdade e gostei muito. É uma coisa que entrou nos meus planos”, revela.

Para os colegas de faculdade, André dá como dica a experiência prática de jornalismo no Portal Quinto Andar – espaço de produção dos estudantes de Comunicação da FA7. Cita, como bom exemplo, a jornalista Luana Severo, ex-aluna da Faculdade 7 de Setembro que, atualmente, também trabalha no jornal O Povo. “Ela nunca havia passado por uma redação durante a faculdade, mas participou do Quinto Andar e aprendeu muito com isso. Hoje, ela está no Núcleo de Cotidiano do jornal e se dá muito bem, pela vivência que ela teve na faculdade”, concluiu o estudante.

Iane Everdosa
6º semestre