ENEM: Estudantes expõem desafios e expectativas na reta final para provas

Marcela e Daniel contaram as dificuldades que enfrentam para manter o foco nos estudos e como fazem para superar os empecilhos. É a terceira vez que ambos fazem a prova

Daniel estuda cinco horas diariamente, por meio de videoaulas e resoluções de questões de provas anteriores (Foto: Bruna Ramos)

Estudantes de ensino médio, como Ana Marcela Moura, 17, ou já concludentes, como Daniel Alcântara, 31, se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca de ingressar no ensino superior. No decorrer do ano, eles destinam horas, coletam materiais e fazem o uso de métodos de aprendizagem que os auxiliem nos estudos. As provas acontecerão nos dias 04 e 11 de novembro.

A ansiedade, a pressão psicológica, o medo de “perder” e a concorrência são fatores que contribuem para a insegurança que assola os participantes. O desgaste físico e mental faz com que o cenário de estudos se torne palco de inquietação e de desafio, mas os estudantes procuram alternativas que atenuem as preocupações.

Daniel diz que a pressão pré-vestibular o afeta devido à diferença de idade que tem com os estudantes de cursinho ou de 3º ano. “[Eles] têm a cabeça mais leve e fresca para compreender os conteúdos de forma mais rápida.” Como estuda por meio de videoaulas, não tem professor presente na hora em que surgem dúvidas, por isso procura em outros vídeos ou livros alguma informação que o ajude.

Marcela viu nos estudos a única forma de conseguir dar uma melhor condição para sua família (Foto: Vitória Cristina)

A estudante do 3º ano, na Escola de Ensino Médio (EEM) Adauto Bezerra, vai à aula pela manhã e trabalha à tarde como Jovem Aprendiz na Embracon. À noite estabelece duas horas para estudar. “Estressa demais. Muitas vezes estudo e me esforço, mas nem sempre os resultados são positivos”, confessa. A pressão pré-vestibular acaba afetando o êxito de suas atividades.

Para Marcela, a maior dificuldade enfrentada é o cansaço, devido ao trabalho, mas afirma dar o seu máximo e “esquecer o cansaço.” Ela fica longe do celular para driblar os obstáculos e exercita a frase “dar o melhor de mim”, ao lembrar-se do seu sonho. Com o desejo de cursar Jornalismo, participa de aulões direcionados para o Enem aos sábados, e, em meio aos impasses, declara estar com pensamentos positivos.

“Tenho a confiança de que, no futuro, todo esse esforço vai ser recompensado.” — Daniel Alcântara, sobre sua motivação para estudar

Segundo Daniel, estudar não é prazeroso, mas, apesar disso, reconhece a necessidade. “É o meio que preciso passar, para chegar à finalidade que quero”, pontua. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em Letras Inglês/Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Estudos da Tradução pela UFC, pretende cursar Medicina. A terceira formação acadêmica é, para ele, uma realização pessoal e diz apresentar as melhores expectativas possíveis.

Eles veem leitura alternativa, filmes ou lazeres favoritos como refúgio do estresse causado pelos estudos. Marcela afirma pensar de forma positiva para poder lidar com a insegurança. “Creio que todo mundo tem seu tempo e a aprovação é só a consequência”, completa. Já Alcântara, diz tentar dar o seu melhor, porém procura se distrair. “Tento me aproximar mais de pessoas que me deixam mais leve e calmo”, revela.

SERVIÇO
Dia das provas: Dias 04 de novembro ( Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias) e 11 de novembro (Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias)
Horário de abertura dos portões: 12h às 13h, conforme o horário de Brasília
Publicação dos gabaritos: 14 de novembro