DANÇA: Por conta própria, professora dá continuidade a projeto com idosos

Educadora Física segue ministrando aulas de Zumba em praça, mesmo após término de contrato com a prefeitura

Mesmo com a paralização do Projeto Esporte Amigo do Idoso, Danieli Ximenes de Aragão Neto, 35, professora de Educação Física, dá continuidade às aulas de Zumba, de maneira voluntária na Praça do Lago Jacarey. Logo após o término do projeto, em fevereiro deste ano, as alunas pediram que a professora continuasse dando as aulas. Por gostarem muito de praticar a dança, elas arrecadam dinheiro para pagar a Danieli. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Idosos (COID), vinculada à Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) e engloba 27 praças de Fortaleza.

Aula acontecendo e todos os alunos com muita disposição e animação (Foto: Victoria Martha)

A professora disse presta serviços para a empresa Edith Ximenes de Aragão Neto, e foi contratada para dar aula de dança no Projeto, que tem como foco o público a partir 50 anos. Visa a oferecer para os idosos, melhor qualidade de vida, incentivando os exercícios físicos e totalmente gratuito. Ele foi criado em 30 de setembro de 2015 e chegou ao fim em fevereiro de 2017. Ainda assim, Danieli afirma que resolveu continuar dando as aulas, pois, ao longo do tempo, criou uma relação de carinho com as alunas que, segundo ela, são muito comprometidas com os exercícios e raramente faltam.

As alunas combinaram entre si uma cota simbólica de cinco reais, por pessoa, para pagar a professora. A praça é bem movimentada e, por isso, está sempre chegando gente nova para participar da dança. Danieli não tem um controle exato do número de pessoas que participam, mas estima ser em torno de 80 alunos. As aulas ocorrem duas vezes por semana, segunda e quarta-feira, pela manhã e também à tarde.

Zunara Daciá, 67, mora no bairro Cidade dos Funcionários. Sempre fazia caminhada na praça, por gostar muito de praticar exercícios. Por já ter tido muitas experiências com dança, resolveu participar das aulas de Zumba. Zunara afirma se sentir muito bem dançando e, mesmo sentindo algumas dores no joelho, não pensa em parar de frequentar as aulas.

Tereza Cardoso, 67, é moradora do bairro Messejana, mas por gostar muito da praça do Lago, sempre vinha passear por lá e em um desses passeios conheceu o grupo. Tereza disse que gosta muito de ter contado com várias pessoas. Por meio do grupo, além de fazer uma atividade física, que sempre gostou, também arrumou várias amigas. Ela afirma que sempre marca com as meninas do grupo para sair, tomar um suco, conversar e ela gosta muito dessa animação que a dança proporciona em sua vida.

Texto: Victoria Martha (3º semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , ,